De tempos a tempos, a Microsoft aplica algumas técnicas controversas para tentar incentivar ao uso das suas próprias plataformas. Faz apenas algumas semanas, a empresa tentou promover o Bing quando se realizavam pesquisas pelo Google, e agora a empresa volta a fazer o mesmo para o Copilot.
Os utilizadores do Bing começaram a reparar que, quando se pesquisa por plataformas de IA rivais do Copilot, como o ChatGPT, o Bing coloca em destaque uma caixa de texto para usar rapidamente o Copilot, onde é possível enviar a mensagem diretamente para o mesmo.
Um dos exemplos encontra-se na pesquisa por ChatGPT, onde o resultado final efetivo é colocado na parte inferior da página, e em destaque fica uma caixa de texto que permite aos utilizadores escreverem para enviar a mensagem para o Copilot.
Esta técnica é aplicada em pesquisas como Gemini, Grok, Claude, ChatGPT ou outras plataformas populares de IA. A caixa de texto que o Bing apresenta é automaticamente selecionada, portanto, os utilizadores ficam diretamente prontos a escrever – algo que também acontece em dispositivos móveis, e que terá ainda mais impacto tendo em conta que faz com que o teclado do sistema apareça automaticamente, ocultando os restantes resultados.
Obviamente, a medida pretende dar mais destaque para o Copilot, e levar os utilizadores a usarem a plataforma da Microsoft invés das rivais. Esta técnica é apenas mais uma das que a empresa aplica, e que tem vindo a criar algumas controvérsias, pois tenta enganar os utilizadores para os levar a usar as suas próprias plataformas.
Tendo em conta as críticas que esta medida tem vindo a criar nas redes sociais, tal como aconteceu anteriormente com as pesquisas por “Google”, não deverá demorar muito tempo para que a Microsoft volte atrás na mesma.
Por agora, a medida não parece estar a ser aplicada em todas as pesquisas ou em todas as regiões, sendo que aparenta ser um teste da empresa em algumas zonas - verificamos que parece surgir mais para pesquisas realizadas a partir dos EUA, mas não da União Europeia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!