Durante o fim de semana, o Microsoft 365 e vários serviços associados com a plataforma da Microsoft ficaram temporariamente inacessíveis. Os relatos começaram a surgir com os utilizadores a reportarem falhas no acesso a diferentes plataformas da empresa.
As falhas afetaram os diferentes serviços da Microsoft 365, incluindo o Outlook e Teams, com a Microsoft a rapidamente confirmar as falhas na sua conta da X. Embora na altura a empresa não tenha deixado mais detalhes sobre a origem do incidente, a análise posterior do mesmo deixou novas informações.
Segundo a empresa, as falhas terão começado a ocorrer devido a uma mudança inesperada no código da plataforma, que aparenta ter causado problemas em várias plataformas. As falhas foram sentidas tanto na web como pelas diferentes aplicações em desktop e dispositivos móveis.
Embora a Microsoft tenha identificado o código problemático, foi necessário aguardar que as mudanças fossem propagadas, o que pode ter atrasado o processo de recuperação das diferentes plataformas.
Derivado desta falha, a Microsoft alerta ainda que os utilizadores podem vir a verificar que, em alguns casos, podem ter de se autenticar novamente nas aplicações, de forma a poderem aceder aos serviços. Este problema pode ser mais sentido para quem aceda a contas do Outlook via o iOS.
É importante notar que a Microsoft tem enfrentado algumas falhas nos últimos tempos. Em janeiro, a empresa confirmou que uma configuração incorretamente aplicada terá causado problemas em certas ligações sobre a infraestrutura da Azure. Em Fevereiro, no dia 25, uma falha sobre serviços DNS da empresa também causaram problemas em acessos à rede Entra ID da Microsoft.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!