Os utilizadores do Firefox que ainda se encontrem em versões mais antigas do navegador devem preparar-se para algumas mudanças importantes em breve. A partir de 14 de Março de 2025, as versões antigas do Firefox vão deixar de suportar alguns addons e funcionalidades base do navegador.
Devido à expiração de alguns dos certificados base do Firefox, certas funcionalidades do mesmo podem deixar de funcionar como esperado. Entre estas encontra-se alguns addons e certas funcionalidades de playback de conteúdos com DRM.
Esta situação afeta quem se encontre em versões mais antigas do que a 128 ou ESR 115.13, no Windows, macOS, Linux e Android. Irá ainda afetar quem esteja em versões antigas de sistemas descontinuados, como o Windows 7 e 8.1, ou o macOS anterior ao 110.14.
As versões mais recentes do Firefox contam já com os certificados atualizados, dai que a recomendação da Mozilla passe por atualizar para o Firefox 128 ou mais recente, ou para o ESR 115.13 ou mais recente.
A ter em conta que o alerta para a perda de funcionalidades nas antigas versões do Firefox não é algo de agora. A entidade tem vindo a alertar para esta medida desde 2024, quando atualizou a sua documentação para indicar exatamente a possível perda de funções em versões desatualizadas do navegador.
Embora ainda seja possível usar o navegador mesmo com estes certificados expirados, a Mozilla não recomenda que tal seja feito, pois algumas das funcionalidades base do mesmo podem ser drasticamente afetadas.
A ter em conta que o Firefox ESR 115 ainda é uma versão suportada mesmo em versões descontinuadas do Windows e macOS da Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!