1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google com bandeira europeia de fundo

 

A Google encontra-se a ser formalmente acusada pela Comissão Europeia de favorecer algumas das suas plataformas de pesquisa, e prejudicando outras entidades rivais no mercado.

 

A Comissão Europeia confirmou que, depois de uma investigação realizada à empresa, a conclusão será que a Google encontra-se a violar as leis de competição do mercado europeu, ao favorecer as suas plataformas de pesquisa do Shopping, Hotels e Flights.

 

No documento, a CE indica ainda que a Alphabet, empresa mãe da Google, terá violado as Leis dos Mercados Digitais, ao prevenir os criadores de apps na Play Store de direcionarem os seus utilizadores para outros canais de distribuição fora da plataforma da Google.

 

A decisão da CE ainda é em formato preliminar, portanto a Google pode contrapor com a sua resposta ao caso, ou realizar as alterações que sejam consideradas necessárias antes da decisão final.

 

Caso a Google seja considerada culpada, esta pode enfrentar uma coima que atinge os 10% das suas receitas globais, de acordo com os termos da Lei dos Mercados Digitais. Tendo em conta os resultados financeiros da empresa, isto ditaria algo em torno dos 35 mil milhões de dólares.

 

“No primeiro caso, a nossa visão preliminar é que a Alphabet está a violar o Digital Markets Act ao favorecer os seus próprios produtos na página de resultados da Pesquisa Google, o que significa que os fornecedores e concorrentes não beneficiam de práticas de classificação justas”, afirma Teresa Ribera, vice-presidente executiva europeia para a transição limpa, justa e competitiva, em comunicado.

 

No entanto, a Google tem vindo a defender a sua posição. Num dos exemplos, a empresa indica que, caso a mesma não possa guiar os seus utilizadores para sistemas e sites de viagens de avião, os utilizadores acabam por ir comprar os seus bilhetes em plataformas alternativas, com preços consideravelmente mais elevados em muitas das situações.

 

A Google afirma ainda que, caso deixe de fornecer as indicações, as companhias aéreas podem perder até 30% do seu tráfego nos websites.

 

Quanto ao caso contra a Google Play Store, a CE considera que a Google encontra-se a violar a lei ao impedir que os programadores, que tenham as suas apps na Play Store, não podem direcionar os seus utilizadores para outras plataformas alternativas de distribuição.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech