O CEO do Spotify, Daniel Ek, lançou uma nova argumentação para as entidades legisladoras do Reino Unido, de forma a que seja criada uma lei que para a boa concorrência entre empresas nos mercados digitais, focando-se sobretudo a grandes nomes como a Google e Apple.
De acordo com a argumentação de Ek, esta é a única forma de reduzir a dominância do mercado que existe para as duas grandes empresas, além de outras. Em entrevista ao portal Financial Times, Ek afirma que o poder e controlo que estas entidades possuem sobre os consumidores em geral é “bastante elevado”, e que necessitam de ser colocadas regras na forma como tal pode acontecer, para não prejudicar outras entidades.
O executivo refere em concreto o caso do Apple Music, no qual a Apple controla completamente o serviço e pretende manter o controlo dentro do seu ecossistema, forçando os utilizadores para esta plataforma invés das rivais. Ek considera que devem existir regras que coloquem uma separação no que a empresa pode priorizar para os seus próprios serviços e para a concorrência.
De notar que, para já, as autoridades do Reino Unido ainda se encontram a estudar a lei que pretende estabelecer algumas regras sobre a concorrência nos mercados digitais, na qual se pretende criar medidas que as autoridades podem aplicar para evitar que uma entidade possa prejudicar as rivais tendo em conta a sua dominância do mercado. As autoridades teriam ainda o controlo para aplicar coimas ou até bloqueios caso as empresas não cumpram essas regras.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!