1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Android com cadeado aberto na barriga

 

Embora não seja tão popular como faz alguns anos, a tarefa de realizar root do Android ainda é uma prática que muitos realizam para obterem mais funcionalidades dos seus dispositivos. No entanto, existem certamente riscos de segurança a ter em conta com esta tarefa.

 

Quando se realiza o root a um dispositivo Android, permite-se o acesso a áreas normalmente bloqueadas do sistema, e ao mesmo tempo, abre-se portas também para novas vagas de ataques e potenciais roubos de dados. E os dados da empresa Zimperium apontam que existem cada vez mais malwares focados em infetar dispositivos com root ativo.

 

De acordo com o estudo, os dispositivos com root são até 3.5 vezes mais vulneráveis a ataques de malware e 12 vezes mais para serem infetados por apps maliciosas. Apenas no último ano, o número de dispositivos com root infetados, bem como de apps e ataques focados nestes, aumentou quase 250 vezes mais em incidentes reportados, e até 3000 vezes mais em sistemas de ficheiros comprometidos.

 

Embora o estudo tenha indicado que existem cada vez menos dispositivos com o root ativo, tendo em conta que a prática não é agora tão popular como era, ainda assim os dispositivos que aplicam o mesmo estão mais vulneráveis a ataques.

 

Os ataques focados para sistemas com root estão também mais ativos, tendo em conta que estes dispositivos são bastante mais propícios a serem facilmente atacados praticamente sem interação por parte dos utilizadores.

 

Além disso, existem mesmo programas que são maliciosamente criados para ajudar a realizar o root dos dispositivos, mas que ao mesmo tempo partem de fontes não oficiais, e acabam por instalar as suas próprias variantes de malware nos dispositivos. Os utilizadores podem pensar estar a realizar a tarefa que pretendia, mas na realidade estão a colocar em risco os seus dispositivos.

 

Como sempre, o root de um dispositivo deve ser feito apenas em casos de necessidade extrema, e nos dias de hoje, será algo certamente desnecessário para a grande maioria dos utilizadores, ficando centrada mais para utilizadores avançados que pretendam um maior controlo dos dispositivos e do sistema.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech