A Cloudflare apresentou recentemente algumas novidades focadas em segurança para a sua plataforma, e uma das mudanças vai afetar sobretudo os programadores. A plataforma confirmou que vai deixar de suportar pedidos em HTTP (inseguros) para a sua API.
Desta forma, a partir de agora, todos os pedidos enviados para a API da Cloudflare necessitam de se encontrar configurados com ligações seguras HTTPS. Este requisito é focado em garantir ainda mais segurança para as transações realizadas pela plataforma, desativando um modo antigo e descontinuado de acesso.
Segundo a mensagem da empresa, todos os pedidos enviados para api.cloudflare.com em formato HTTP irão agora ser rejeitados. Esta medida afeta sobretudo programadores e empresas que tenham aplicações dedicadas antigas, e que não tenham atualizado as mesmas para realizarem apenas pedidos seguros.
De relembrar que a API do Cloudflare permite aos programadores terem uma forma de gerir rapidamente as suas contas e domínios, tanto através de aplicações criadas para uso interno das empresas, como apps externas que podem ser usadas por terceiros.
A Cloudflare afirma que esta mudança não deve ter grande impacto sobre as apps atualmente existentes, tendo em conta que a maioria já se encontra a realizar os pedidos por HTTPS, mas ainda assim, recomenda-se que os programadores que usem a API verifiquem as suas criações para avaliar se todos os pedidos estão a ser realizados de forma correta.
De relembrar que a mudança terá efeitos imediatos, portanto as alterações devem já ter sido aplicadas na infraestrutura e os pedidos estarão a ser rejeitados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!