Faz algumas semanas que os utilizadores do Google Maps têm reportado que as suas Linhas Cronológicas estavam a ser subitamente eliminadas. Os registos de viagens feitas no passado eram subitamente removidas das contas, deixando muitos sem dados concretos do que aconteceu em determinados dias.
Mas ao que parece, o problema encontra-se mesmo do lado da Google. A empresa confirmou que, devido a uma falha nos registos das linhas de viagens do Google Maps, alguns dos dados podem ter sido removidos para vários utilizadores.
A confirmação tem vindo a surgir num email enviado para os utilizadores afetados. A mensagem da Google indica ainda que, infelizmente, os dados que foram eliminados do sistema não podem ser diretamente recuperados.
Ao portal The Verge, um porta-voz da Google confirmou a existência de problemas, que levaram a que certos dados fossem perdidos para um pequeno conjunto de utilizadores. Apenas quem tinha os backups da linha de tempo ativos poderá recuperar os mesmos de alturas anteriores, mas será um processo que ainda necessita de ser feito de forma manual.
De notar que não ajuda o facto de apenas recentemente a Google ter alterado o sistema de backups para o formato local, onde os dados ficam armazenados apenas nos dispositivos dos utilizadores. Mas esta funcionalidade não se encontra ativa por padrão, o que não ajuda quem não tenha ativamente usado a mesma no passado.
Por agora desconhecem-se detalhes do que pode ter levado à perda dos dados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!