A Huawei tem vindo a dedicar-se bastante no desenvolvimento do seu sistema operativo dedicado, o HarmonyOS. Este sistema surge depois de todos os contratempos da empresa sentidos ao implementar o Android, e dos bloqueios aplicados nesta.
O HarmonyOS é um sistema que, atualmente, encontra-se completamente dedicado, sem a base do Android. O mais recente smartphone da empresa, o Pura X, é um dos que vai ter este novo sistema dedicado.
Mas ao que parece, a Huawei possui planos mais alargados para o mesmo. Em recentes declarações, o CEO da Huawei, Richard Yu, revelou que a empresa tem planos de adaptar o HarmonyOS para sistemas portáteis, e até para o tornar compatível com aplicações do Windows.
Segundo Yu, a empresa pretende criar um sistema inovador, que se adapte aos diferentes usos, e que tenha funcionalidades inéditas para o mercado. Os Matebooks com este sistema iriam ser revelados ainda durante este ano, embora algumas das suas funcionalidades apenas deveria chegar depois de algum tempo.
Embora o HarmonyOS tenha a sua própria arquitetura, Yu afirma que pretenderia colocar as aplicações do Windows a serem executadas neste ambiente, por intermédio de emulação. Isso pode indicar que o suporte para tal pode vir a chegar em breve, embora o desempenho final das apps ainda seria algo a analisar.
A ideia será que o HarmonyOS possa ser usado em ambientes mais empresariais, que normalmente contam com software dedicado que apenas se encontra em certos sistemas, e neste caso, a maioria ainda se encontra em Windows.
Ficou ainda pendente a ideia de que a empresa pode ir a lançar os seus próprios chips para computadores portáteis, mas o mesmo não avançou em detalhes sobre os mesmos.
Espera-se que algumas novidades neste campo venham a ser reveladas em breve. Por agora, a ideia será que estes dispositivos serão focados apenas para a venda na China, sem previsões de um lançamento internacional.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!