A Microsoft encontra-se a preparar algumas mudanças na forma como ficheiros PDF são abertos no Edge, tendo em conta que a empresa vai deixar de usar o motor proprietário do mesmo para adotar o da Adobe.
Desta forma, o Edge vai começar a usar as tecnologias da Adobe para apresentar diretamente os ficheiros PDF no mesmo, o que terá algumas vantagens para os utilizadores finais a nível de desempenho e compatibilidade.
A integração do novo motor para ficheiros PDF é algo que já se encontrava em desenvolvimento faz algum tempo, mas agora a Microsoft confirmou alguns detalhes de quando será efetivamente integrado no navegador. Segundo a empresa, a mudança deve começar a ocorrer a partir de Outubro de 2025.
Curiosamente, esta mudança surge na mesma altura em que a Microsoft vai deixar de fornecer suporte para o Windows 10 e para versões antigas do Office.
Para os utilizadores finais, a mudança do motor de PDF no Edge não deverá ter qualquer impacto, sendo que este vai manter as mesmas capacidades tal como atualmente. As principais mudanças serão na maior integração com o ecossistema da Adobe, e melhorias gerais na apresentação dos conteúdos – bem como da compatibilidade com ficheiros.
Com a mudança, espera-se que o motor original de PDFs do Edge venha a ser inteiramente descontinuado até ao inicio de 2026.
Esta mudança é algo que tem vindo a ser realizado também do lado da Google, onde o Chrome começou a adotar o novo motor de PDFs também da Adobe, deixando de lado o motor original do Chromium.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!