A inteligência artificial (IA) dos Drivatars em Forza Motorsport tem sido alvo de críticas consideráveis por parte da comunidade de jogadores. Comportamentos como travagens desnecessárias, dificuldades em corridas lado-a-lado, seguimento rígido da linha de corrida ideal e colisões frequentes têm frustrado muitos pilotos virtuais. No entanto, a Turn 10 Studios tem vindo a trabalhar em melhorias e a próxima Atualização 20, prevista para este mês de maio, promete uma revisão significativa do comportamento da IA, juntamente com o regresso de uma pista icónica.
O problema da IA Drivatar
Desde o lançamento, a experiência de corrida a solo em Forza Motorsport tem sido, por vezes, prejudicada pelo comportamento inconsistente da IA. Os Drivatars, que deveriam simular pilotos humanos, demonstravam frequentemente dificuldades em situações de tráfego intenso, resultando em:
- Travagens bruscas e desnecessárias.
- Comportamento errático ao tentar ultrapassar ou ser ultrapassado.
- Dificuldade em manter a velocidade fora da linha de corrida ideal.
- Colisões frequentes e recuperações pouco realistas para a linha ideal.
Estes problemas levavam a corridas menos imersivas e, por vezes, frustrantes.
A solução: Sistema multi-linha
Para resolver estas questões, a Turn 10 está a implementar um novo sistema de treino para a IA Drivatar. Anteriormente, o sistema focava-se em otimizar uma única linha de corrida ideal para cada pista e tipo de carro, através de milhares de voltas simuladas. Embora eficaz para voltas rápidas isoladas, este método mostrava as suas limitações em condições de tráfego.
O novo sistema "multi-linha" treina a IA em múltiplas faixas de tráfego. O objetivo é tornar os Drivatars mais conscientes da situação na pista, melhorando significativamente as corridas lado-a-lado, especialmente em pelotões compactos. Espera-se que a IA demonstre um comportamento mais natural e menos errático quando fora da linha ótima, sendo mais capaz de ultrapassar e evitar colisões de forma realista.
O que esperar da nova IA
Com esta atualização, a Turn 10 Studios pretende alcançar os seguintes objetivos para tornar as corridas single-player mais divertidas e realistas:
- IA mais rápida: Os Drivatars deverão ser mais competitivos, mesmo quando não estão na linha de corrida ideal.
- Habilidade e Defesa: Espera-se uma IA mais competente, capaz de defender a posição e proporcionar competição emocionante.
- Ultrapassagens Realistas: A IA será mais capaz de ultrapassar o jogador e outros oponentes controlados pelo computador sem sair da pista.
- Menos Incidentes: Redução significativa de colisões e saídas de pista, incluindo as "reentradas" estranhas na linha ideal após um erro.
Celebração de aniversário: Fujimi Kaido e mais
A Atualização 20 não trará apenas melhorias à IA. Coincidindo com o 20º aniversário da franquia Forza Motorsport, que se celebra este mês, a Turn 10 vai reintroduzir uma das pistas mais pedidas pelos fãs: Fujimi Kaido.
Esta icónica e desafiante estrada de montanha japonesa, com mais de 16 km de extensão e 144 curvas, regressa totalmente recriada para os padrões atuais. Situada perto do Monte Fuji, a pista promete ser um palco espetacular para corridas e drift. Para além da pista, são esperados novos carros e outros conteúdos para celebrar a data marcante.
Lançamento
A Atualização 20 de Forza Motorsport, que inclui a IA Drivatar revista e a pista Fujimi Kaido, está agendada para ser lançada ainda durante o mês de maio de 2025. Esta atualização representa um esforço contínuo da Turn 10 para refinar a experiência de jogo com base no feedback da comunidade, procurando oferecer corridas single-player mais envolventes e autênticas.
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