A Broadcom estará, alegadamente, a enviar notificações formais a detentores de licenças perpétuas da VMware cujos contratos de suporte técnico já expiraram. Esta medida surge aproximadamente 18 meses após a controversa aquisição da VMware pela Broadcom, uma das primeiras e mais impactantes decisões da qual foi o fim da comercialização de novas licenças perpétuas, visando uma transição acelerada para modelos de subscrição, considerados mais lucrativos.
Na altura dessa mudança estratégica, muitos utilizadores reportaram aumentos de preço substanciais, o que levou a uma debandada considerável de clientes da "nova" VMware sob a égide da Broadcom.
A Broadcom e a questão persistente das licenças perpétuas VMware
Conforme explicado pelo Ars Technica, os utilizadores com licenças perpétuas podem, de facto, continuar a utilizar o software que já possuem. No entanto, o acesso a atualizações de software, novas versões ou qualquer tipo de suporte técnico fica vedado, a menos que possuam um contrato de suporte que ainda se encontre ativo e válido.
Agora, a situação adensa-se com o envio destas cartas. Os clientes estão a ser formalmente instruídos a cessar a utilização de quaisquer atualizações, correções (patches) ou versões de software que tenham sido lançadas após a data de expiração dos seus respetivos pacotes de suporte. A única exceção explícita a esta regra são as correções de segurança críticas para vulnerabilidades "zero-day".
Exigências e potenciais consequências legais
As exigências não se ficam por aqui. Aos clientes está inclusivamente a ser solicitado que procedam à desinstalação de quaisquer atualizações que já tenham sido aplicadas aos seus sistemas e que se enquadrem no cenário descrito. A Broadcom enquadra a utilização continuada de tais atualizações como uma violação material do contrato estabelecido com a VMware e uma infração dos direitos de propriedade intelectual da empresa.
Face a isto, a Broadcom já expressou a sua disponibilidade para explorar todas as vias legais. "Qualquer uso do Suporte para além da Data de Expiração constitui uma violação material do Acordo com a VMware e uma infração dos direitos de propriedade intelectual da VMware, resultando potencialmente em reivindicações por indemnizações agravadas e honorários de advogados," cita um excerto da carta enviada.
Auditorias no horizonte e notificações generalizadas
De acordo com a reportagem, as missivas da Broadcom mencionam também a possibilidade da realização de auditorias para verificar o cumprimento das diretrizes impostas. Adicionalmente, tem sido reportado que algumas destas cartas foram recebidas por clientes que, na verdade, não se encontram em incumprimento com as políticas da Broadcom, incluindo alguns que já abandonaram por completo o ecossistema de produtos VMware.
A decisão de continuar a pressionar pelo fim efetivo da utilização de software desatualizado ao abrigo de licenças perpétuas sem suporte não surge como uma grande surpresa, dado o rumo tomado pela Broadcom. No entanto, é de recordar que a empresa já demonstrou capacidade de reverter algumas das suas alterações mais controversas no passado, numa tentativa de apaziguar o descontentamento dos seus clientes, especialmente após intervenções públicas de alguns dos seus executivos em resposta às críticas.
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