A equipa responsável pela popular franquia Overwatch, composta por quase 200 developers da Activision Blizzard, acaba de se organizar sindicalmente. Formado sob a égide da Communications Workers of America (CWA), o recém-criado "Overwatch Gamemakers Guild" constitui o mais recente sindicato abrangente (cobrindo múltiplas funções) a ser reconhecido pela Microsoft, atual empresa-mãe da Blizzard. Este movimento segue-se à sindicalização da equipa de desenvolvimento de World of Warcraft, anunciada em julho de 2024.
Um novo capítulo sindical na Blizzard
A CWA comunicou na passada sexta-feira que "uma esmagadora maioria dos trabalhadores assinou um cartão de autorização sindical ou indicou que pretendia representação sindical". Esta nova estrutura sindical de Overwatch engloba developers das áreas de produção, engenharia, design, arte, som e controlo de qualidade (QA). As principais reivindicações centram-se na procura por melhorias significativas na segurança no emprego, nos salários e na proteção contra despedimentos.
Reivindicações num passado conturbado
Foster Elmendorf, membro do comité organizador, destacou a importância deste passo: "Após um longo historial de despedimentos, 'crunch' (períodos de trabalho intenso e prolongado) e condições de trabalho abaixo do esperado na indústria global de videojogos, os meus colegas e eu estamos entusiasmados por nos juntarmos ao esforço sindical mais amplo para organizar a nossa indústria para melhor, algo que já devia ter acontecido há muito tempo", declarou no comunicado da CWA.
Este desenvolvimento ocorre num contexto complexo para a Activision Blizzard. A empresa foi alvo de alegações graves sobre um ambiente de trabalho tóxico e de assédio sexual, que culminaram num processo judicial iniciado pelo estado da Califórnia em 2021, antes da sua aquisição pela Microsoft em 2023. Bobby Kotick, o antigo CEO da Activision Blizzard, negou na altura a responsabilidade da empresa, atribuindo os problemas a movimentações sindicais. Subsequentemente à aquisição por 68,7 mil milhões de dólares, a Activision Blizzard aceitou pagar 54 milhões de dólares para encerrar o referido processo.
O papel do acordo com a Microsoft
A formação destes sindicatos tem sido facilitada por um acordo de neutralidade laboral firmado entre a CWA e a Microsoft em 2022. Este acordo simplificou o processo de organização para os trabalhadores de subsidiárias como a Activision Blizzard. Segundo a CWA, mais de 2.600 trabalhadores de estúdios de jogos pertencentes à Microsoft já se juntaram às suas fileiras. Entre estes, conta-se um sindicato formado por 600 trabalhadores da área de controlo de qualidade (QA) da Activision, estabelecido em março de 2024.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!