A Samsung parece estar a preparar uma atualização na tecnologia das baterias para os seus futuros dispositivos, mas as novidades podem não corresponder totalmente às expectativas de quem aguarda avanços significativos. Segundo informações recentes, a gigante sul-coreana poderá seguir um caminho diferente daquele que alguns dos seus concorrentes têm vindo a trilhar.
Aço inoxidável entra em cena enquanto silício-carbono fica na gaveta (para já)
Nos últimos tempos, a tecnologia de baterias com silício-carbono tem ganhado destaque, permitindo uma maior densidade energética. Isto traduz-se em baterias de maior capacidade no mesmo espaço físico, como se vê em dispositivos como o OnePlus 13T, que alegadamente incluirá uma bateria de mais de 6200 mAh, ou em dobráveis como o Oppo Find N5, com grandes baterias apesar de serem bastante finos.
A Samsung, no entanto, ainda não adotou esta tecnologia, o que tem deixado alguns dos seus equipamentos, como os da linha Galaxy S, com baterias por vezes consideradas pequenas, e os seus modelos dobráveis numa posição de aparente estagnação face à concorrência neste quesito.
De acordo com uma notícia do site sul-coreano The Elec, partilhada pelo utilizador @Jukanlosreve, a Samsung tem planos para introduzir uma nova tecnologia de baterias. Contudo, não se trata, para já, da tecnologia de silício-carbono. A aposta da empresa recai numa tecnologia designada "SUS CAN", que recorre ao uso de aço inoxidável.
Benefícios da "SUS CAN" e o exemplo da Apple
Esta abordagem com aço inoxidável, denominada "SUS CAN", promete algumas melhorias relevantes. Prevê-se um incremento na densidade energética e também nas velocidades de carregamento, dois aspetos muito valorizados pelos utilizadores e onde a Samsung tem margem para progredir.
Adicionalmente, esta tecnologia ajuda a reduzir a tendência para o inchaço das baterias ao longo do tempo, uma questão que já afetou alguns dispositivos da Samsung no passado. É de notar que a Apple já utiliza uma tecnologia semelhante no seu iPhone 16 Pro Max, mas a Samsung ainda não a implementou em nenhum dos seus smartphones Galaxy.
Próximos passos da Samsung ainda uma incógnita
Ainda não está claro quando é que esta nova tecnologia de baterias "SUS CAN" poderá ser integrada nos dispositivos da Samsung. A expectativa é que a sua implementação ocorra o mais brevemente possível, permitindo à marca melhorar a performance e autonomia dos seus futuros lançamentos. Resta-nos aguardar por mais novidades diretamente da Samsung.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!