1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Fortnite bloqueado

 

A Epic Games, a produtora por detrás do popular jogo Fortnite, acaba de anunciar um novo revés na sua longa disputa com a Apple. A gigante de Cupertino bloqueou o regresso do Fortnite ao iOS, o que significa que o jogo não estará disponível para iPhones e iPads, nem mesmo na União Europeia, onde uma recente legislação prometia maior abertura.

 

Numa publicação na conta oficial do Fortnite na rede social X (anteriormente Twitter), a Epic Games declarou: "A Apple bloqueou a nossa submissão do Fortnite, pelo que não o podemos lançar na App Store dos EUA nem na Epic Games Store para iOS na União Europeia. Agora, infelizmente, o Fortnite em iOS ficará offline a nível mundial até que a Apple o desbloqueie."

 

Impacto imediato e a situação na Europa

 

A notícia representa um duro golpe para os jogadores de Fortnite em dispositivos móveis da Apple. O site The Verge confirmou que o jogo já não se encontra disponível para download em iOS através da Epic Games Store ou do mercado alternativo AltStore PAL na União Europeia, onde tinha sido previamente disponibilizado. De momento, não é claro se o bloqueio da disponibilidade através destas lojas alternativas partiu diretamente da Apple ou se foi uma decisão da própria Epic Games em resposta à rejeição principal. Contactámos ambas as empresas para obter esclarecimentos.

 

O Fortnite tinha regressado ao iOS na União Europeia no ano passado (2024), embora exclusivamente através destas duas lojas de aplicações de terceiros e não diretamente na App Store da Apple. Este regresso foi possibilitado pela Lei dos Mercados Digitais (DMA) da UE, que exige que a Apple permita a existência de lojas de aplicações alternativas no seu sistema operativo móvel.

 

Um conflito que se arrasta

 

Este novo episódio reacende a tensão entre as duas empresas. A Epic Games tinha voltado a submeter o Fortnite à App Store dos EUA este mês (maio de 2025), na sequência de uma decisão judicial recente no processo da Epic contra a Apple. Essa decisão proibia a Apple de restringir a capacidade dos programadores de direcionarem os utilizadores para sistemas de pagamento externos, uma das questões centrais que deu origem à sua prolongada batalha legal.

 

Para esta nova tentativa de submissão, a Epic foi forçada a utilizar a sua conta de programador da UE, uma vez que a sua conta original dos EUA foi terminada pela Apple em 2020, quando a produtora de jogos desafiou as regras da App Store ao introduzir o seu próprio sistema de pagamentos dentro da aplicação Fortnite.

 

As críticas do CEO da Epic Games

 

Ainda esta semana, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, tinha anunciado que a empresa retirara a submissão anterior do Fortnite para apresentar uma nova versão que incluía uma atualização prevista para ser lançada hoje, sublinhando que "todas as plataformas devem ser atualizadas simultaneamente." Desde então, Sweeney tem recorrido repetidamente à plataforma X para criticar a Apple, alegando que cópias não oficiais do Fortnite têm sido aprovadas na App Store enquanto o jogo original continua bloqueado. O CEO acusa o processo de revisão de aplicações da Apple de estar a ser "usado como arma pela gestão de topo" da empresa.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech