A Apple veio a público negar as recentes alegações da Epic Games de que estaria a impedir o regresso do popular jogo Fortnite, tanto à App Store nos Estados Unidos como à Epic Games Store na União Europeia. No entanto, a tecnológica de Cupertino parece manter reservas quanto ao mercado norte-americano.
A versão da Apple sobre o Fortnite na Europa
Segundo informações avançadas pela Bloomberg, um porta-voz da Apple afirmou que a empresa "não tomou qualquer medida para remover a versão ativa do Fortnite de lojas de distribuição alternativas". A mesma fonte indicou que a Apple pretende que a divisão europeia da Epic Games submeta novamente a mais recente atualização do jogo para publicação, mas com uma condição clara: "sem incluir a loja da App Store dos EUA, de modo a não afetar o Fortnite noutras geografias".
Esta declaração, embora pareça uma negação de qualquer infração, sugere que a Apple continua a não querer que a Epic Games relance o Fortnite na sua loja de aplicações nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, a história é outra
A Epic Games tinha submetido o Fortnite para publicação na App Store dos EUA no passado dia 9 de maio. Esta tentativa surgiu na sequência de uma vitória em tribunal que obrigou a Apple a permitir que os programadores ofereçam métodos de pagamento alternativos para compras dentro das aplicações efetuadas através da web. Na altura, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, esperava que esta alteração nas regras fosse suficiente para justificar o regresso completo do Fortnite às plataformas móveis da Apple, onde atualmente só está disponível através de serviços de streaming.
Relembrar o “pecado” original do Fortnite
O Fortnite foi originalmente removido da App Store (e também da Google Play Store) porque a Epic Games implementou um sistema de pagamento direto dentro do jogo, contornando assim o sistema de pagamentos da Apple (e da Google), que cobra uma comissão sobre as transações. Esta ação da Epic fez parte de uma estratégia mais ampla para contestar o controlo apertado que Apple e Google exercem sobre as suas respetivas plataformas e lojas de aplicações.
A luta da Epic e as suas consequências parciais
O plano da Epic Games parece ter tido um sucesso parcial. Graças à vitória da Epic em tribunal, vários programadores de aplicações estão agora a oferecer métodos de pagamento alternativos nas suas apps. Contudo, esta decisão judicial não parece ter alterado a posição da Apple em relação ao regresso do Fortnite à sua loja nos Estados Unidos, mantendo-se assim um capítulo em aberto nesta longa disputa entre as duas gigantes tecnológicas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!