1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Nvidia Blackwell Ultra

 

A Nvidia aproveitou o palco da Computex 2025, em Taipé, Taiwan, para anunciar a sua mais recente e poderosa unidade de processamento gráfico (GPU), a Blackwell Ultra. Esta nova arquitetura foi concebida especificamente para impulsionar o raciocínio em inteligência artificial (IA) de grande escala, a IA agentiva e cargas de trabalho avançadas de inferência.

 

A Blackwell Ultra é o coração do sistema GB300 NVL72, uma impressionante infraestrutura de computação totalmente arrefecida a líquido. Este sistema integra 72 GPUs Blackwell Ultra e 36 CPUs Nvidia Grace, prometendo um desempenho 1,5 vezes superior ao seu antecessor, o GB200 NVL72. De acordo com a Nvidia, esta evolução representa um aumento de até 50 vezes nas oportunidades de receita em comparação com as soluções baseadas na arquitetura Nvidia Hopper.

 

O poder do GB300 NVL72: um salto de gigante no desempenho

 

Em conjunto com o HGX B300 NVL16, que utiliza a tecnologia NVLink Fusion, a Nvidia afirma que o novo sistema proporciona uma inferência 11 vezes mais rápida em modelos de linguagem de grande dimensão (LLMs). Além disso, oferece um poder de computação sete vezes maior e uma capacidade de memória quatro vezes superior quando comparado com a geração Hopper. Estes números demonstram o compromisso da empresa em fornecer as ferramentas necessárias para os avanços mais exigentes no campo da IA.

 

A visão da Nvidia: "Concebemos a Blackwell Ultra para este momento"

 

Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, sublinhou a importância deste lançamento: "A IA deu um salto gigantesco — o raciocínio e a IA agentiva exigem ordens de magnitude superiores em desempenho de computação. Concebemos a Blackwell Ultra para este momento — é uma plataforma única e versátil que pode, de forma fácil e eficiente, realizar pré-treino, pós-treino e inferência de IA baseada em raciocínio."

 

Moldada para a IA agentiva e física: as novas fronteiras

 

A Nvidia destaca que a nova plataforma Blackwell Ultra foi desenvolvida a pensar especificamente na construção de sistemas de IA agentiva e IA física. A IA agentiva utiliza o raciocínio e o planeamento iterativo para resolver problemas complexos, adotando uma abordagem multifásica para planear e executar ações. Por outro lado, a IA física permite que as empresas treinem virtualmente robôs e veículos autónomos em grande escala antes da sua implementação no mundo real, um passo crucial para a segurança e eficiência.

 

Conectividade de ponta para alimentar o monstro

 

Os sistemas Blackwell Ultra podem ser integrados com as plataformas Spectrum-X Ethernet e Quantim-X800 InfiniBand da Nvidia. Estas garantem um débito de dados de 800 Gb/s para cada GPU no sistema, ligados através do novo acelerador de rede ConnectX-8 SuperNIC, também anunciado no evento.

Para otimizar a largura de banda na comunicação entre GPUs, o ConnectX-8 integra 48 linhas de PCIe Gen6 com um comutador PCIe Gen6 incorporado. Esta inovação consolida a comunicação GPU-GPU e GPU-NIC num único dispositivo de alto desempenho, substituindo os anteriores comutadores PCIe dedicados.

 

Disponibilidade: quando chega a Blackwell Ultra ao mercado?

 

Os produtos baseados na Blackwell Ultra estarão disponíveis através dos parceiros da Nvidia – Cisco, Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise, Lenovo e Supermicro – a partir da segunda metade de 2025.

 

Para além do hardware físico, instâncias na nuvem alimentadas pela Blackwell também serão disponibilizadas na AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, Oracle Cloud, bem como nos fornecedores de cloud GPU CoreWeave, Crusoe, Lambda, Nebius, Nscale, Yotta e YTL. O sistema GB300 NVL72 estará igualmente acessível na plataforma de cloud da Nvidia, a DGX Cloud.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech