A Bluesky, plataforma social que tem vindo a ganhar tração, ainda não permite transmissões em direto criadas dentro da própria aplicação. No entanto, está a testar uma nova funcionalidade desenhada para promover as transmissões ao vivo que os seus utilizadores realizam noutras paragens da internet, nomeadamente no Twitch e no YouTube.
A empresa anunciou que está a permitir que contas "selecionadas" associem os seus perfis do Twitch ou YouTube. Quando um destes utilizadores estiver a transmitir em direto numa dessas plataformas, o seu perfil na Bluesky exibirá um indicador vermelho e um pequeno dístico com a palavra "live" (ao vivo).
Bluesky mostra quem está em direto no Twitch e YouTube
Numa recente atualização, a Bluesky descreveu esta novidade como um "teste inicial" que, numa primeira fase, estará disponível apenas para um "punhado de contas", antes de ser implementado de forma mais alargada. "A Bluesky é o local para notícias de última hora e atualizações em tempo real", afirmou a empresa. "Esta ferramenta apoia streamers, jornalistas e qualquer pessoa que partilhe momentos ao vivo enquanto acontecem."
Esta aposta surge um dia depois de a plataforma ter exibido um dístico semelhante na conta oficial da NBA na Bluesky. Aparentemente, a liga de basquetebol norte-americana irá direcionar os seus fãs na Bluesky para "conteúdo ao vivo que estão a promover", conforme explicou Rose Wang, COO da Bluesky.
Parceria com a NBA: um aceno aos fãs de desporto
A colaboração com a NBA para esta funcionalidade é um movimento estratégico interessante por parte da Bluesky. Os adeptos de desporto, e os da NBA em particular, tiveram um impacto desproporcional na cultura do Twitter, agora conhecido como X. Ao longo dos anos, a plataforma de Elon Musk (anteriormente Twitter) estabeleceu diversos acordos de alto perfil com a NBA e outras grandes ligas desportivas para promover o seu conteúdo.
Sem publicidade, mas de olho na cultura dos eventos ao vivo
É importante notar que a Bluesky não exibe publicidade. Com estes indicadores "live", a plataforma está a direcionar os utilizadores para conteúdo fora do seu ecossistema, pelo que não é imediatamente claro se existem oportunidades de negócio diretas para esta plataforma emergente associadas a esta funcionalidade.
Contudo, esta iniciativa demonstra que a Bluesky pretende desempenhar um papel mais significativo no tipo de conversas que outrora moldaram a cultura do Twitter, procurando afirmar-se como um destino para acompanhar eventos em tempo real e discussões sobre os mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!