Após um período de consideráveis fugas de informação e muita especulação, a AMD tornou hoje oficial, diretamente da Computex 2025, a sua mais recente placa gráfica, a Radeon RX 9060 XT. As especificações reveladas confirmam muitos dos rumores, posicionando este novo modelo como uma proposta de valor para os entusiastas de videojogos que procuram um desempenho sólido em resoluções de 1080p.
Especificações e promessas da RDNA 4
A nova Radeon RX 9060 XT é construída com base na arquitetura RDNA 4, integrando 32 unidades de computação (CUs). Um dos grandes destaques anunciados pela AMD reside na capacidade de processamento de raytracing, que, segundo a empresa, duplica o débito oferecido pela sua antecessora, a RX 7600 XT. Para materializar esta melhoria, cada uma das 32 CUs de rasterização da RX 9060 XT conta com o apoio de um acelerador de hardware dedicado especificamente ao raytracing.
O núcleo desta GPU é capaz de atingir frequências de boost de até 3.13 GHz, o valor mais elevado registado na família da série 9000 até à data. Contudo, a AMD esclarece que esta frequência máxima estará dependente da margem térmica e energética disponível, indicando um consumo total da placa (TBP) que poderá variar entre os 150 e os 182 watts.
Memória a dobrar: 16GB para o futuro, 8GB para a carteira
No que toca à memória, a Radeon RX 9060 XT será disponibilizada em versões com até 16GB de GDDR6. A intenção da AMD é clara: permitir que os jogadores possam correr os títulos mais recentes, bem como os que estão para vir, com as definições gráficas no máximo, principalmente em resoluções de 1080p. Esta inferência surge do posicionamento da mais poderosa RX 9070 (XT) como uma placa mais adequada para 1440p, uma conclusão suportada por análises anteriores da série 9000.
Com 16GB de VRAM, espera-se que a RX 9060 XT lide confortavelmente com definições gráficas exigentes em termos de memória, como texturas de alta resolução, na sua resolução alvo de 1080p. No entanto, ciente das diferentes necessidades e orçamentos, a AMD também irá comercializar uma variante da RX 9060 XT equipada com 8GB de memória. Esta abordagem segue a estratégia adotada na geração anterior com as RX 7600 (8GB) e RX 7600 XT (16GB), com a vantagem de, desta vez, ambas as versões utilizarem a designação 9060 XT, simplificando a identificação.
Flexibilidade no Consumo Energético
A variação no consumo total da placa (TBP) da RX 9060 XT, entre 150 e 182 watts, sugere a possibilidade de diferentes perfis de potência, que poderão variar consoante o modelo específico de cada fabricante parceiro. Esta estratégia é reminiscente da adotada pela AMD para a RX 9070 XT, que também contava com modelos com TBP distintos (304W contra 340W), uma diferença que se refletia inclusivamente no número de conectores de alimentação. A AMD não forneceu, para já, detalhes sobre os conectores de alimentação específicos para a RX 9060 XT.
Inteligência Artificial também recebe um impulso
Para além do desempenho em jogos, a AMD fez questão de sublinhar os avanços significativos no desempenho em tarefas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) da sua série 9060, quando comparada com a série 7600. Já durante o lançamento inicial da arquitetura RDNA 4, a AMD havia prometido melhorias substanciais no desempenho de IA, promessas essas que foram posteriormente confirmadas por testes independentes com as primeiras placas da série 9000. Com a nova RX 9060 XT, a empresa destaca o suporte para tipos de dados FP8 e esparsidade estruturada, prometendo um pico de desempenho que pode chegar aos 821 AI TOPS em precisão INT4.
Paralelamente, a AMD aproveitou o evento para apresentar a sua nova placa gráfica profissional, a AI PRO R9700. Esta solução promete um nível de desempenho comparável ao da RX 9070 XT, mas com o dobro da memória VRAM. A AMD posiciona esta placa como uma forte concorrente no segmento profissional, sugerindo que supera a Nvidia 5080 em cargas de trabalho de IA/ML.
Preço e chegada ao mercado
Relativamente aos preços, a AMD anunciou que a Radeon RX 9060 XT de 8GB terá um preço recomendado de $299 para o mercado norte-americano, enquanto o modelo de 16GB custará $349. Numa conversão direta para euros, e sem contabilizar taxas e impostos adicionais que serão aplicados no mercado português, podemos antecipar valores a rondar os 275€ para a versão de 8GB e perto dos 325€ para a variante de 16GB. De momento, não foram divulgadas datas específicas para a disponibilidade destas placas em Portugal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!