A Toyota prepara-se para uma remodelação profunda e uma "eletrificação" da sua popular gama Rav4 para os modelos de 2026. Embora não se tornem veículos 100% elétricos, as novas versões poderão perfeitamente passar por um, especialmente a variante híbrida plug-in (PHEV) que ganha uma funcionalidade até agora reservada aos elétricos puros: o carregamento rápido DC.
Este popular SUV passará a contar de série com motorizações híbridas, incluindo esta versão PHEV que promete dar que falar.
PHEV com "superpoderes": carregamento DC chega ao Rav4
É verdade, o Toyota Rav4 PHEV de 2026 poderá ser ligado a carregadores rápidos DC compatíveis com o sistema CCS. Isto significa que os proprietários conseguirão carregar rapidamente a bateria durante viagens mais longas, passando quase despercebido – ou como um 'infiltrado' – entre os veículos totalmente elétricos nas áreas de serviço, enquanto preserva discretamente o combustível no depósito. Muitas destas áreas de serviço não costumam ter disponíveis os carregadores AC de nível 2, mais lentos, nos quais muitos híbridos plug-in dependem – o tipo de carregador que se instala em casa para garantir uma carga completa todas as manhãs.
Mais autonomia elétrica e carregamento AC otimizado
O novo Rav4 PHEV não se fica por aqui nas melhorias. O carregador AC de bordo também foi otimizado, permitindo agora carregamentos a 11 kW, um avanço face aos anteriores 6,6 kW. Este modelo conta com a sexta geração do sistema híbrido plug-in da Toyota, tração integral (AWD) e uma potência combinada que pode atingir os 320 cavalos. Com uma única carga, o SUV será capaz de percorrer até 80 quilómetros em modo totalmente elétrico antes de acionar o motor a combustão, um aumento considerável face aos cerca de 67 quilómetros da versão de 2025 e superior aos 71 quilómetros do Prius. A Toyota não especificou a capacidade total da bateria, mas oferece uma garantia de 10 anos ou 240.000 quilómetros, consoante o que ocorrer primeiro.
Rav4 Hybrid também renovado e mais potente
Por sua vez, o Rav4 híbrido convencional (não plug-in) utilizará a quinta geração do sistema híbrido da marca, debitando uma potência máxima de 236 cavalos na versão com tração integral (AWD).
Interior tecnológico e ecrãs maiores para todos
No interior, as novidades também são significativas. De série, todos os modelos Rav4 2026 virão equipados com painéis de instrumentos digitais de 12,3 polegadas e ecrãs táteis de infoentretenimento de 10,5 polegadas. As versões Limited, XSE e o novo modelo GR-Sport irão ainda mais longe, oferecendo um ecrã tátil central de maiores dimensões, com 12,9 polegadas.
Estratégia híbrida da Toyota continua e preços para breve
A "hibridização" completa da gama Rav4 surge depois da Toyota ter tomado uma decisão semelhante para o seu sedan Camry no ano passado, convertendo-o numa linha exclusivamente híbrida. A fabricante japonesa tem reforçado a sua aposta em mais opções híbridas em detrimento de um foco total em veículos 100% elétricos, embora tenha melhorado recentemente o seu único elétrico puro, que agora é conhecido como bZ.
A Toyota anunciou que irá revelar os preços do novo Rav4 mais perto da data de lançamento, prevista para o final deste ano de 2025.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!