O Spotify anunciou esta quarta-feira um conjunto de novas funcionalidades destinadas a dar um maior destaque aos podcasts na sua aplicação. Numa altura em que a batalha pelo domínio do streaming de podcasts se intensifica, a plataforma sueca move as suas peças para enfrentar gigantes como a Apple e o YouTube.
A empresa revelou que vai começar a recomendar podcasts diretamente no ecrã principal (Home) e introduzirá um novo feed "A Seguir" (Following), pensado para facilitar o acompanhamento dos episódios mais recentes dos programas favoritos dos utilizadores. Adicionalmente, o Spotify prepara-se para lançar, em breve, novas ferramentas que permitirão aos criadores de podcasts recomendar outros conteúdos e interagir de forma mais eficaz com os seus fãs através de comentários.
Estas alterações, embora possam parecer modestas à primeira vista, integram-se numa estratégia mais ampla do Spotify para solidificar a sua posição no mercado e competir diretamente com a aplicação Podcasts da Apple e com o YouTube. Este último tem vindo a apostar cada vez mais no formato podcast, tendo inclusivamente lançado, no início deste mês, a sua própria lista semanal de podcasts mais populares, numa clara tentativa de desafiar as tabelas já estabelecidas pelo Spotify e pela Apple. Essa lista do YouTube evidencia, aliás, algumas diferenças significativas nas preferências de conteúdo da sua audiência, mais habituada ao formato vídeo.
O Spotify não ficou para trás no que toca a vídeo, tendo também investido em podcasts com componente visual. A plataforma já permite que todos os criadores carreguem vídeo e tem procurado incentivá-los através de pagamentos por programas de sucesso, integrados no seu "Partner Program".
Apesar destes esforços, o YouTube continua a ser o serviço a bater, pelo menos nos Estados Unidos, onde um terço dos ouvintes semanais de podcasts prefere a plataforma detida pela Google em detrimento do Spotify ou da Apple.
Descobrir e acompanhar podcasts ficou mais fácil
Segundo o Spotify, as novas recomendações de podcasts no separador Home já começaram a ser disponibilizadas globalmente. O feedback inicial indica que esta alteração resultou num maior envolvimento dos utilizadores com podcasts, levando a mais conteúdos guardados e programas classificados com "gosto".
Além disso, a introdução do feed "A Seguir" oferece um espaço dedicado onde os utilizadores podem encontrar todos os novos episódios dos podcasts que subscrevem, eliminando a necessidade de procurar pela aplicação. Para aceder a esta funcionalidade, basta tocar no botão "Podcasts" no topo da aplicação e, de seguida, no botão "A Seguir" que aparecerá à direita.
Criadores com mais cartas na manga
Os criadores de podcasts também receberão novidades em breve. Uma nova funcionalidade permitirá que recomendem outros conteúdos mencionados nos seus episódios que também estejam disponíveis no Spotify, como outros podcasts, músicas, audiolivros, listas de reprodução, entre outros. Esta ferramenta estará acessível na página do episódio nas próximas semanas.
Numa alteração mais subtil, os criadores que participam nas secções de comentários das suas páginas de podcast na aplicação poderão agora utilizar reações com emojis para responder aos fãs.
A empresa salienta que os criadores mantêm o controlo sobre a apresentação dos comentários, podendo optar por ativá-los ou desativá-los nas páginas dos seus programas ou episódios através da sua conta "Spotify for Creators". Estas novidades demonstram o empenho contínuo do Spotify em refinar a experiência de podcast, tanto para quem ouve como para quem cria.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!