Se ainda utiliza um iPhone com alguns anos, ou conhece quem o faça, é importante estar a par das novidades: o WhatsApp vai deixar de ser compatível com vários modelos de smartphones mais antigos já a partir deste domingo, 1 de junho. A popular aplicação de mensagens, detida pela Meta, está a atualizar os seus requisitos mínimos como parte do seu ciclo regular de desenvolvimento.
Inicialmente, esta alteração estava prevista para 5 de maio, mas a data limite foi adiada por algumas semanas, fixando-se agora em 1 de junho. Assim, a partir deste domingo, o WhatsApp apenas funcionará em iPhones com o iOS 15.1 ou posterior. Os dispositivos que permanecem no Android 5.0 ou versões anteriores também deixarão de ter suporte, de acordo com os requisitos mínimos detalhados pelo WhatsApp.
Quais os iPhones que dizem adeus ao WhatsApp?
Na prática, esta atualização significa que o WhatsApp deixará de funcionar nos seguintes modelos de iPhone:
- iPhone 5s
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
A confusão com os modelos iPhone 6s e SE (1ª geração)
Alguns relatos incluíram também os modelos iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE (1ª geração) na lista de dispositivos afetados. No entanto, é importante notar que estes equipamentos são compatíveis com versões do iOS até à 15.8.4. Portanto, desde que estejam atualizados com a última versão do iOS suportada, deverão continuar a poder utilizar o WhatsApp sem problemas até à próxima atualização de requisitos da aplicação, o que provavelmente só acontecerá daqui a um ou dois anos.
Impacto da mudança
Embora estes telemóveis já tenham passado o seu auge, muitos continuam em circulação, seja como dispositivos secundários ou como o telemóvel principal de utilizadores menos familiarizados com as constantes atualizações tecnológicas. Pode não ser o seu caso, mas com aproximadamente três mil milhões de utilizadores em todo o mundo, esta mudança irá certamente apanhar algumas pessoas desprevenidas. É sempre aconselhável verificar a versão do sistema operativo do seu smartphone e atualizá-lo, se possível, para garantir a continuidade do funcionamento das suas aplicações favoritas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!