A Microsoft acaba de lançar mais uma fornada de novidades e correções para os Windows Insiders no Canal Canário, com a chegada da build 27871. Segundo o anunciado no seu Windows Insider Blog, esta atualização, embora não revolucionária, traz melhorias interessantes ao Phone Link, novas capacidades de gestão de poupança de energia através do Microsoft Intune e uma série de correções destinadas a aprimorar a experiência de utilização do sistema operativo.
Principais novidades chegam ao Windows 11 Canary
Uma das áreas que recebe atenção nesta build é a integração do Phone Link. As melhorias, já vistas anteriormente nos canais Dev e Beta, chegam agora ao Canal Canário. As notificações no painel do Phone Link, acessível através do menu Iniciar, aparecem agora agrupadas, simplificando a sua visualização e gestão. Para os utilizadores de dispositivos Android, a funcionalidade de espelhamento do ecrã pode ser ativada com um único clique. Os utilizadores de iPhone também não foram esquecidos, com a introdução do suporte para as memórias de fotos.
No que diz respeito à gestão energética, os administradores de TI ganham mais controlo. Com a build 27871, é agora possível gerir políticas de poupança de energia em computadores através do Microsoft Intune. Estas políticas, configuráveis através do Editor de Política de Grupo Local ou do Centro de Administração do Microsoft Intune, permitem limitar a atividade em segundo plano e reduzir o brilho do ecrã, otimizando o consumo energético sem sacrificar o desempenho essencial dos dispositivos.
A Microsoft ajustou ainda os destaques visuais para aplicações que requerem a atenção do utilizador, tornando-os maiores e mais visíveis na interface.
Um mar de correções para aprimorar a experiência
Como é habitual nas builds de teste, uma parte significativa desta atualização foca-se na resolução de problemas. Entre as correções mais relevantes, destacam-se:
- Geral: Foi mitigado um problema que impedia a execução de aplicações dependentes de virtualização, como o VMware Workstation, em sistemas com a Segurança Baseada em Virtualização (VBS) ativa, a menos que o componente opcional "Plataforma de Hipervisor do Windows" estivesse instalado.
- Explorador de Ficheiros: Resolvido um erro que podia impedir a execução de pesquisas a partir do Início caso existissem unidades de rede desligadas. Foi também corrigida uma falha que provocava o crash do Explorador de Ficheiros ao tocar no botão "Ver" com o ecrã tátil.
- Barra de Tarefas: O atalho WIN + CTRL + Número volta a funcionar corretamente para alternar entre janelas. Foi corrigido um problema subjacente que fazia com que o foco do teclado fosse definido para os widgets na barra de tarefas no início da sessão, podendo levar à sua ativação inesperada. Melhorada também a navegação por teclado na barra de tarefas, evitando que o foco ficasse preso na moldura.
- Definições: Corrigidos problemas visuais, como o raio incorreto dos cantos nos cartões no topo de Definições > Sistema > Acerca de, e a exibição de caracteres incorretos no tamanho do disco no mesmo local.
- Proteção do Administrador: Resolvido um problema onde algumas aplicações poderiam não seguir a preferência do modo escuro quando a Proteção do Administrador estava ativa.
- Gestor de Tarefas: A Microsoft corrigiu a falha que impedia o funcionamento da pesquisa e de outras opções, como a filtragem.
- Áudio: Abordado um problema das últimas builds Canary onde dispositivos de áudio com alta taxa de amostragem (como 192Hz) e múltiplos canais não produziam som. Foi também corrigida uma falha que podia impedir a reprodução do som de arranque, mesmo estando ativo.
- Entrada: Resolvido um erro que impedia o início da escrita por voz a partir do teclado tátil ao usar o layout chinês simplificado. Outra correção impede que, ao usar a secção de símbolos do teclado tátil, a mudança de página insira caracteres inesperadamente em campos de palavra-passe.
- Gráficos: Corrigido um problema que podia causar alterações inesperadas no escalonamento e na posição das janelas após o sistema hibernar e retomar em alguns dispositivos.
- Acesso por voz: Resolvida uma falha que podia levar ao congelamento do acesso por voz com a mensagem "a trabalhar nisso" durante o ditado.
- Outras correções: Incluem a resolução de uma mensagem de erro dos Modelos Administrativos ao abrir o Editor de Política de Grupo, um problema com comandos XML que não eram executados e falhas relacionadas com o layout do teclado e a exibição do tamanho de partições durante a instalação do Windows a partir de media de instalação.
Atenção: Problemas conhecidos a ter em conta
Apesar das melhorias, a Microsoft alerta para alguns problemas conhecidos nesta build:
- [NOTA IMPORTANTE PARA PCs COPILOT+]: Os utilizadores que migrarem um novo PC Copilot+ do Canal Dev, Release Preview ou da versão de retalho para o Canal Canário poderão perder o PIN do Windows Hello e os dados biométricos para iniciar sessão, resultando no erro 0xd0000225 com a mensagem "Algo correu mal e o seu PIN não está disponível". Deverá ser possível recriar o PIN clicando em "Configurar o meu PIN".
- A Microsoft está a trabalhar numa correção para um problema subjacente que faz com que a barra de tarefas não apresente o efeito acrílico após a atualização para as builds Canary mais recentes. Este problema afeta outros cenários, resultando em áreas inesperadamente pretas ou brancas em alguma interface de utilizador.
Os Windows Insiders no Canal Canário podem verificar a disponibilidade desta atualização através do Windows Update nas Definições.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!