A Google anunciou uma nova experiência nos Search Labs que promete mudar a forma como interagimos com os resultados de pesquisa. A gigante tecnológica está a preparar a chegada dos "Audio Overviews", ou Resumos Áudio, diretamente para o seu motor de busca, oferecendo uma nova forma de consumir informação sem ter de ler uma única linha.
Esta funcionalidade vai utilizar os mais recentes modelos de inteligência artificial Gemini da Google para gerar resumos áudio, curtos e com um tom de conversa, sobre determinados tópicos de pesquisa. A opção para gerar o resumo áudio não estará sempre visível; surgirá apenas quando os sistemas da Google determinarem que pode ser útil para o utilizador.
Como funcionam os novos resumos áudio na Pesquisa Google?
Ao encontrar um tópico com o qual não está familiarizado, poderá ver um novo cartão nos resultados de pesquisa a convidá-lo para ouvir um resumo. Segundo a Google, esta funcionalidade foi pensada para ajudar a obter um conhecimento geral sobre um assunto de forma conveniente e em modo "mãos-livres", ideal para quem está a realizar várias tarefas ao mesmo tempo ou simplesmente prefere uma experiência de áudio.
A interface dos Resumos Áudio permitirá também que os utilizadores deixem o seu feedback através de botões de "gosto" ou "não gosto", ajudando a refinar a qualidade das respostas geradas. Numa publicação no seu blogue oficial, a Google acrescentou que, para quem desejar aprofundar o tema, serão exibidos links de páginas web relacionadas diretamente no leitor de áudio.
Uma funcionalidade que nasceu no NotebookLM
Para quem segue de perto as ferramentas de IA da Google, o conceito de "Audio Overviews" não é totalmente novo. A funcionalidade foi introduzida originalmente no ano passado no NotebookLM, a plataforma de notas e pesquisa assistida por IA da empresa.
No NotebookLM, esta tecnologia permite criar podcasts e resumos áudio gerados por inteligência artificial a partir de várias fontes de informação, como documentos de texto, ficheiros de áudio e até vídeos do YouTube. A experiência é enriquecida com múltiplas vozes de IA que discutem o tópico de forma natural, como se duas pessoas estivessem a conversar.
Desde o seu lançamento, a ferramenta no NotebookLM já foi expandida para suportar mais de 50 idiomas e chegou também à aplicação Gemini no início deste ano. Na mais recente conferência Google I/O 2025, a funcionalidade recebeu ainda opções de personalização que permitem ao utilizador ajustar a duração dos podcasts de IA.
Como experimentar esta novidade?
De momento, os Resumos Áudio na Pesquisa Google estão disponíveis como uma experiência nos Search Labs. Os utilizadores que desejem experimentar esta nova forma de interagir com os resultados de pesquisa podem inscrever-se no programa para ter acesso antecipado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!