Há cerca de meia década, a Apple deu início a uma autêntica revolução no seu ecossistema ao apresentar os primeiros computadores Mac equipados com processadores ARM, os Apple Silicon. Esta transição marcou o fim da longa parceria com a Intel e foi aclamada pela crítica. Muitos programadores apressaram-se a otimizar as suas aplicações para a nova arquitetura, mas houve uma notável exceção: a Valve.
Só agora, em pleno 2025, é que a gigante por trás da maior plataforma de jogos para PC se prepara para lançar um cliente Steam nativo para macOS. A mais recente atualização Beta do Steam é finalmente otimizada para a arquitetura Apple Silicon, o que significa que a aplicação deixa de depender da camada de tradução Rosetta 2, que emulava o software x86 nos novos processadores.
O fim da dependência do Rosetta 2
Até agora, os utilizadores de Macs mais recentes eram forçados a correr o Steam através do Rosetta 2. Embora esta ferramenta da Apple seja bastante eficiente, a emulação consome sempre recursos adicionais e pode introduzir instabilidade ou limitar o desempenho. Com esta nova versão Beta, a aplicação passa a comunicar diretamente com o hardware, prometendo uma experiência mais fluida, rápida e energeticamente eficiente, um passo crucial para melhorar a plataforma como um todo nos computadores da Apple.
Porque demorou tanto tempo? Os números não mentem
A demora da Valve em abraçar o Apple Silicon não é propriamente uma surpresa quando se analisam os dados. De acordo com o inquérito mensal de Hardware e Software da própria Valve, os utilizadores de macOS representam apenas 1,85% de toda a base de jogadores da plataforma. A empresa é transparente ao afirmar que estes dados servem para ajudar os programadores a decidir onde devem investir o seu tempo e os seus recursos. Com uma quota de mercado tão residual, é fácil perceber por que motivo esta otimização não foi uma prioridade.
O eterno desafio da Apple em convencer no mundo dos jogos
Nos últimos anos, os chips Apple Silicon têm demonstrado avanços notáveis no que toca ao desempenho gráfico, tornando os Macs plataformas de jogo consideravelmente mais capazes do que no passado. A própria Apple não desiste do esforço de tornar o seu ecossistema mais atrativo para os jogadores, introduzindo novas ferramentas para programadores a cada nova versão do macOS, como o recente "Gaming hub" anunciado para as próximas versões dos seus sistemas operativos.
Contudo, a realidade teima em mostrar que os Macs continuam a não ser uma escolha popular para jogar. O facto de a Valve ter demorado cinco anos a otimizar o Steam para a sua nova arquitetura é um claro sintoma da enorme dificuldade que a Apple enfrenta para convencer o mercado e os programadores de que "o Mac também serve para jogar".
Para além do suporte nativo para Apple Silicon, a mais recente atualização Beta do Steam introduz também melhorias no Steam Chat, no In-Game Overlay e no SteamOS. A lista completa de alterações pode ser consultada na página oficial da Comunidade Steam.
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