Poucos dias após libertar a primeira versão de testes do seu novo sistema operativo, a Apple viu-se forçada a lançar uma atualização de emergência para a beta do iOS 26. A informação, avançada pelo site MacRumors, surge após a descoberta de um erro grave que estava a inutilizar alguns dos modelos mais recentes do iPhone.
O problema era sério: após a instalação da beta inicial, alguns utilizadores reportaram que os seus equipamentos mostravam um símbolo de bateria fraca e simplesmente se recusavam a arrancar, ficando efetivamente "presos".
Correção visa apenas os iPhone 15 e iPhone 16
Esta nova versão da beta foi disponibilizada pela Apple com um único objetivo: resolver o referido problema de arranque. No entanto, a atualização destina-se exclusivamente aos modelos iPhone 15 e iPhone 16, os únicos afetados pelo bug. Se é um programador a testar o iOS 26 num iPhone 14 ou anterior, não verá esta atualização disponível.
Os programadores registados que possuem um dos modelos afetados podem descarregar o software corrigido diretamente através da aplicação Definições nos seus dispositivos, garantindo que os seus iPhones voltam a funcionar corretamente para poderem continuar a testar as novidades.
Um vislumbre das novidades do iOS 26
Apesar deste percalço inicial, o iOS 26 promete ser uma das maiores atualizações de sempre ao sistema operativo do iPhone. A grande estrela, apresentada no evento de segunda-feira, é a nova linguagem de design "Liquid Glass", que promete modernizar e dar um novo ar a toda a interface.
Para além da estética renovada, o iOS 26 inclui uma longa lista de novas funcionalidades e melhorias em aplicações essenciais como as Mensagens, Telefone, Safari, Música, Fotografias, Câmara, entre outras.
O caminho até ao lançamento público em setembro
De momento, esta e as futuras versões beta estão limitadas a programadores, para que estes tenham tempo de adaptar as suas aplicações às novas funcionalidades. No entanto, o público em geral não terá de esperar muito mais para experimentar.
A Apple confirmou que irá lançar uma versão beta pública em julho. O lançamento da versão final e estável para todos os utilizadores está agendado para setembro, altura em que chegarão também o iPadOS 26, macOS 26, tvOS 26, watchOS 26 e o visionOS 26.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!