1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

App Store da Apple

 

A Apple está a preparar nos bastidores uma alteração significativa na forma como as aplicações são descobertas na App Store. A gigante de Cupertino planeia utilizar técnicas de Inteligência Artificial para melhorar a categorização e a pesquisa, uma novidade que já se encontra disponível na versão beta do iOS 26 para programadores.

 

Ainda que estas novas "tags" geradas por IA não estejam visíveis para o público geral nem a influenciar os resultados de pesquisa na versão atual da loja, a especulação sobre o impacto destas mudanças no ranking das aplicações já começou.

 

Análise previa o futuro, mas enganou-se na tecnologia

 

Um estudo recente da Appfigures, uma empresa de análise de aplicações, sugeriu que os metadados extraídos das capturas de ecrã de uma app estavam a influenciar a sua posição nos resultados de pesquisa. A teoria da empresa era que a Apple estaria a extrair texto diretamente das imagens, um fator que se somaria aos já conhecidos como o nome da aplicação, o subtítulo e a lista de palavras-chave.

 

A conclusão de que as capturas de ecrã se tornaram relevantes para a descoberta de apps está correta, conforme anunciado pela própria Apple na sua conferência anual de programadores, a WWDC 25. No entanto, o método para extrair essa informação é mais avançado do que o inicialmente previsto.

 

A explicação da Apple: IA, tags e controlo humano

 

Durante a WWDC 25, a Apple clarificou que está a utilizar técnicas de Inteligência Artificial, e não apenas simples tecnologias de OCR (Reconhecimento Ótico de Carateres), para analisar e extrair informação valiosa que, de outra forma, estaria "escondida" na descrição, categoria, capturas de ecrã e outros metadados de uma aplicação.

 

Este processo permite que a Apple atribua uma "tag" (etiqueta) para categorizar a aplicação de forma mais precisa e útil. A empresa garantiu ainda dois pontos cruciais para os programadores:

 

  • Terão controlo sobre quais destas tags geradas por IA serão associadas às suas apps.
  • Haverá uma revisão humana das tags antes de estas serem implementadas publicamente na loja.

 

Isto significa que os programadores não precisarão de sobrecarregar as suas capturas de ecrã com texto ou de tomar outras medidas artificiais para influenciar este novo sistema. A IA foi desenhada para compreender o contexto da aplicação de forma mais holística.

 

Com a futura implementação global desta funcionalidade na App Store, será fundamental para os programadores compreenderem o funcionamento destas tags e otimizarem a sua seleção para garantir que as suas aplicações chegam facilmente a novos utilizadores.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech