Enquanto os olhos do mercado tecnológico se focam no iminente lançamento da sétima geração de telemóveis dobráveis da Samsung, a gigante sul-coreana já está a trabalhar a um ritmo surpreendente no futuro. Surgem agora rumores de que o desenvolvimento da linha Galaxy S26, prevista apenas para 2026, está a ser acompanhado por um esforço igualmente precoce no seu software, com a One UI 8.5 a dar já os primeiros passos.
Um salto significativo no software
Apesar de o Galaxy S26 ainda estar a mais de um ano e meio de distância, as primeiras informações sugerem que as grandes novidades poderão não estar no hardware, que se espera que traga apenas mudanças incrementais. Em vez disso, a Samsung parece apostar todas as fichas no software, com o desenvolvimento da One UI 8.5 a começar muito mais cedo do que o habitual.
A revelação foi feita pelo conhecido informador Tarun Vats, que indicou na rede social X (anteriormente Twitter) que a Samsung já iniciou os trabalhos nesta nova interface. Ao contrário de atualizações intermédias menores, a One UI 8.5 promete ser um passo significativo, sendo baseada no futuro Android 16. A sua existência terá sido, inclusivamente, descoberta num menu oculto de uma versão recente do software da marca.
Nova estratégia de atualizações da Samsung
Esta aposta numa versão ".5" robusta parece indicar uma mudança na estratégia de software da Samsung. Nos últimos anos, a empresa tem optado por consolidar novidades em atualizações intermédias, como a One UI 6.1, e este desenvolvimento antecipado da One UI 8.5 reforça essa tendência.
Informações anteriores já davam conta de que a Samsung poderia saltar a One UI 7.1, passando diretamente para a One UI 8 com os seus próximos dobráveis. A chegada da One UI 8.5 como uma grande atualização para os topos de gama de 2026 solidifica a ideia de que as versões ".5" passarão a ser os verdadeiros palcos de inovação.
O que esperar para os telemóveis atuais e futuros
Embora os detalhes sobre as novas funcionalidades sejam ainda escassos, o início precoce do desenvolvimento da One UI 8.5 sinaliza grandes ambições. É esperado que a interface traga uma experiência de utilização mais polida e, certamente, um leque de novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial.
Naturalmente, a linha Galaxy S26 será a primeira a receber a versão completa da One UI 8.5. No entanto, é muito provável que a atualização chegue também a dispositivos mais antigos, como a linha Galaxy S25, embora possivelmente com alguns dos recursos mais exigentes a serem exclusivos dos modelos mais recentes. Para já, resta-nos aguardar para ver que trunfos a Samsung tem na manga para o seu software de 2026.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!