1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google Maps com meios alternativos de transporte

 

A Google acaba de anunciar um significativo pacote de atualizações para o Google Maps no continente europeu, com o objetivo claro de ajudar os utilizadores a fazerem escolhas de mobilidade mais sustentáveis e a reduzirem as emissões de carbono nas cidades. As novidades, detalhadas no blog oficial da empresa, focam-se em inteligência artificial, informação em tempo real e na expansão de funcionalidades já populares.

 

Conduzir, andar ou usar transportes? A IA ajuda a decidir

 

Uma das funcionalidades mais inteligentes do Maps, que utiliza IA para prever quando uma viagem a pé ou de transportes públicos demora sensivelmente o mesmo tempo que ir de carro, vai chegar a mais cidades. Atualmente disponível em 60 locais, esta ferramenta tem incentivado rotas alternativas e, segundo a Google, já evitou dezenas de milhões de viagens de automóvel. Em breve, utilizadores em Copenhaga, Estocolmo, Varsóvia e outras cidades europeias passarão a receber estas sugestões proativas.

 

Chega de multas: Google Maps alerta para zonas de baixas emissões

 

Para quem não dispensa o carro, o Maps vai tornar-se um aliado ainda mais indispensável para navegar nas complexas regras urbanas. A aplicação já exibia alertas ao entrar em zonas de baixas emissões (ZBE) ou de tráfego reduzido em cidades como Londres e Berlim, informando se o veículo é permitido e sugerindo rotas alternativas.

 

google maps com nova funcionalidade de viagens sustentáveis

 

Esta funcionalidade será massivamente expandida nos próximos meses, passando a cobrir mais de 1.000 zonas de baixas emissões por toda a Europa, incluindo em países como Itália, Suécia e Áustria.

 

Ciclistas, o Maps agora é vosso amigo

 

Os entusiastas das duas rodas não foram esquecidos. O Google Maps vai passar a exibir detalhes muito mais ricos sobre os percursos de bicicleta em mais locais. Os ciclistas poderão ver claramente as ciclovias no seu trajeto, bem como receber informações úteis sobre o percurso, como a existência de tráfego automóvel intenso ou a aproximação de uma subida com inclinação acentuada.

 

Esta melhoria chegará a 17 novas cidades, nove das quais na Europa, cobrindo um total de 125.000 km de ciclovias a nível global. Para tal, a Google estabeleceu parcerias com autoridades locais em cidades como Hamburgo, Madrid, Barcelona, Milão, Roma, Zurique, Budapeste, Viena e Bruxelas para garantir a precisão dos dados.

 

Rotas ecológicas para todos e um planeta mais saudável

 

Por fim, a Google anunciou que a funcionalidade de rotas ecológicas (ou economizadoras de combustível) está agora disponível globalmente. Como o nome indica, esta ferramenta encontra o percurso mais eficiente em termos de consumo de combustível ou energia para a sua viagem. Introduzida em 2021 nos EUA e expandida para a Europa em 2022, a sua adoção tem sido um sucesso.

 

A gigante tecnológica estima que são realizadas cerca de 500 milhões de viagens por mês com esta opção e que, só em 2024, a funcionalidade ajudou a evitar a emissão de mais de 2,7 milhões de toneladas métricas de gases com efeito de estufa. Este valor, segundo a Google, é o equivalente a retirar mais de 630.000 carros a gasolina da estrada durante um ano.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech