1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Mustang Mach-E da Ford

 

A Ford emitiu uma ordem de recolha para mais de 300.000 unidades do seu popular SUV elétrico, o Mustang Mach-E, a nível global. O motivo é uma falha de software que pode deixar os proprietários trancados fora do veículo ou, na pior das hipóteses, presos no seu interior. Consequentemente, a marca instruiu os seus concessionários a suspenderem imediatamente a venda de todos os modelos em stock.

 

O que está a acontecer com os fechos do Mach-E?

 

O problema central reside no sistema de gestão da bateria de 12V do veículo. Em caso de uma descarga inesperada desta bateria, os fechos eletrónicos das portas dianteiras podem deixar de funcionar, mantendo o seu último estado (trancado ou destrancado). Isto significa que, se um ocupante sair do veículo, a porta pode ficar permanentemente trancada, impedindo o reingresso ou a saída de outros passageiros.

 

A recolha afeta cerca de 317.000 veículos globalmente, abrangendo todos os modelos produzidos entre 2021 e 2025. A Ford garante que, até ao momento, não tem conhecimento de quaisquer acidentes ou ferimentos relacionados com esta falha.

 

Solução a caminho, mas terá de ir ao concessionário

 

A boa notícia é que a Ford já está a trabalhar numa solução. Uma atualização de software está a ser preparada e a sua distribuição está prevista para o terceiro trimestre de 2025, o que poderá significar as próximas semanas. Até lá, a ordem de suspensão de vendas permanecerá em vigor.

 

Contrariamente ao que seria de esperar, a correção não será distribuída de forma remota (Over-The-Air). De acordo com a partilha de um proprietário no Mach-E Forum, será necessária uma visita ao concessionário para aplicar a atualização. A Ford notificará os proprietários por correio para agendarem a intervenção, que será realizada sem qualquer custo.

 

Apesar dos problemas, preços sobem e vendas continuam a crescer

 

Numa nota separada, um porta-voz da Ford confirmou no mês passado ao site Electrek que a empresa está a aumentar os preços dos veículos fabricados no México, incluindo o Mustang Mach-E. Este aumento, justificado como uma combinação das "habituais ações de preços de meio de ano" e novas tarifas, afeta os veículos expedidos após maio, que deverão chegar aos concessionários no final de junho.

 

Mesmo com estes desafios, o SUV elétrico continua a ser um sucesso de vendas no mercado norte-americano. Em maio, a Ford vendeu 4.724 unidades nos EUA, um aumento de 11% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2025, as vendas atingiram as 19.258 unidades, um crescimento de 2,8% em termos homólogos. No mercado americano, a Ford promove uma campanha de preços para funcionários, que coloca o valor do Mustang Mach-E de 2025 a partir de 36.005 dólares (cerca de 33.500 euros à taxa de câmbio atual). É importante sublinhar que este valor é uma referência do mercado dos EUA, e os preços em Portugal estarão sujeitos a impostos, taxas de importação e custos de transporte, resultando num valor final consideravelmente diferente.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech