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Veiculo elétrico a carregar

 

Com a chegada do verão e as ondas de calor a tornarem-se mais frequentes, uma das grandes questões para atuais e futuros proprietários de veículos elétricos (VE) é o seu desempenho sob temperaturas extremas. Um novo estudo vem deitar por terra alguns mitos e mostra quais os modelos que melhor lidam com o mercúrio a subir.

 

Baseado em dados do mundo real de mais de 29.700 automóveis, o estudo da Recurrent Auto, uma empresa especializada em análise de dados de VEs, traz conclusões surpreendentes e tranquilizadoras para a maioria dos condutores.

 

Afinal, o calor é um grande inimigo da autonomia?

 

A resposta curta é: não tanto como se pensa. Segundo o relatório da Recurrent, os carros elétricos funcionam perfeitamente em tempo quente. A uma temperatura de 32 °C, a perda de autonomia é mínima, situando-se abaixo dos 5%. Na prática, é uma diferença que a maioria dos condutores nem sequer notará no seu dia a dia.

 

Este desempenho contraria a perceção de que o calor é tão prejudicial para a autonomia como o frio intenso. A principal razão para a pequena quebra de eficiência é a energia gasta para manter a cabine e, crucialmente, a própria bateria a uma temperatura de funcionamento ideal.

 

O que acontece quando os termómetros disparam?

 

É quando as temperaturas ultrapassam os 37 °C que o impacto se torna mais notório. Nestas condições de calor extremo, a perda de autonomia pode atingir entre 17% a 18%. No entanto, a Recurrent salienta que esta redução é temporária e está diretamente ligada ao esforço do sistema de ar condicionado para arrefecer o habitáculo.

 

Um conselho importante partilhado no estudo é evitar deixar um veículo elétrico estacionado por longos períodos com um nível de carga muito baixo durante vagas de calor. O automóvel utiliza a energia da bateria para alimentar o seu próprio sistema de arrefecimento e proteger este componente vital, pelo que é essencial garantir que tem carga suficiente para o fazer.

 

escala de veículos elétricos e perdas de autonomia em temperaturas elevadas

 

Os campeões do asfalto quente: os VEs que menos sofrem

 

O estudo da Recurrent identificou os modelos que se destacam pela sua resiliência ao calor. No topo da lista, com uma performance impressionante, estão três modelos que perdem menos de 3% da sua autonomia, mesmo a uns abrasadores 37 °C:

 

  • Audi e-tron

  • BMW i4

  • Rivian R1S

 

Estes resultados colocam-nos como as melhores escolhas para quem vive ou conduz frequentemente em climas mais quentes. O estudo analisou também outros modelos populares, como o Nissan Ariya e o Chevrolet Blazer, fornecendo um panorama abrangente sobre como as diferentes tecnologias e sistemas de gestão térmica das marcas reagem ao stress provocado pelo calor extremo.




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