As recentes medidas que o Instagram tem vindo a realizar sobre a sua plataforma, tornando os conteúdos de vídeo o “destaque” para o futuro, não foram bem recebidas por todos os utilizadores. E agora podemos estar a ver uma situação que também aconteceu no passado com outras plataformas como o WhatsApp.
Devido às recentes mudanças do Instagram para se tornar, nas palavras de vários utilizadores, um “clone do TikTok”, existem cada vez mais utilizadores que estão agora a abandonar o serviço por rivais.
Sobretudo criadores que se focam em conteúdos fixos, como é o caso de fotógrafos, designers e outros artistas, começaram a abandonar a plataforma para se focarem em outros serviços.
Esta medida não será de todo inesperada, uma vez que o Instagram sempre foi visto como a aplicação focada para fotos, e não para conteúdos de vídeo. As mudanças que a plataforma está a querer realizar são drásticas, e muitos consideram que é apenas mais uma medida da Meta para copiar a popularidade de outros serviços, neste caso do TikTok.
De notar que a mudança de planos do Instagram, dando cada vez menos destaque a imagens, não é de agora. A plataforma já se tinha vindo a preparar para mudanças faz alguns anos, mas a recente popularidade do TikTok parece ter acelerado essa tendência.
Muitos utilizadores estão a migrar para plataformas rivais que se foquem em conteúdos que sejam do seu interesse, o que inclui nomes novos no mercado, como a Glass e Grainery, ou até mesmo alguns nomes mais antigos, como o Flickr.
Outros estão a optar por alterar para newsletters focadas com o seu público, invés de usarem redes sociais de todo.
No entanto, mesmo com estas mudanças, as plataformas rivais ainda se encontram longe de ter a mesma popularidade que o Instagram e o seu número de utilizadores, que ainda continua a ser um dos principais focos da plataforma para muitos criadores.
Ainda assim, será interessante analisar como criadores e utilizadores vão reagir a estas mudanças, que certamente estão a ser preparadas para o Instagram.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!