1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Romero Games

 

A indústria dos videojogos foi abalada esta semana por uma nova vaga de mais de 9.000 despedimentos na Microsoft. O impacto sentiu-se fortemente na sua divisão de gaming, resultando no fecho de múltiplos estúdios e no cancelamento de vários projetos. A mais recente e sonante vítima destes cortes é a Romero Games, o estúdio liderado pelo lendário criador de Doom, John Romero.

 

O comunicado oficial que confirmou o pior

 

A notícia foi confirmada num comunicado assinado por Brenda Romero e publicado no X, onde se pode ler: "Na noite passada, soubemos que a nossa editora cancelou o financiamento para o nosso jogo, juntamente com vários outros projetos não anunciados noutros estúdios".

 

O comunicado esclarece ainda que se tratou de "uma decisão estratégica tomada a um nível elevado dentro da editora, muito acima da nossa visibilidade ou controlo". A liderança do estúdio lamenta não ter tido qualquer poder para alterar o desfecho, sublinhando que a decisão não reflete a qualidade do trabalho que a sua equipa produziu.

 

As ondas de choque dos cortes na Microsoft

 

A decisão que vitimou a Romero Games não é um caso isolado. Faz parte de uma reestruturação de grande escala na Microsoft que já levou ao cancelamento de outros projetos muito aguardados. Entre as baixas confirmadas estão o reboot de Perfect Dark, que estava a ser desenvolvido pelo agora encerrado estúdio The Initiative, e o projeto Everwild da conceituada Rare.

 

Um estúdio independente à mercê do financiamento

 

A Romero Games, sediada na Irlanda, não é uma propriedade da Microsoft. No entanto, o apoio financeiro da gigante tecnológica era crucial para a sua operação, um facto que não era público até ao momento do encerramento. A situação escalou rapidamente, com o site IGN a avançar que toda a equipa da Romero Games foi dispensada. Vários funcionários já confirmaram nas suas redes sociais, como o Linkedin, que perderam os seus postos de trabalho.

 

O legado de Romero e o projeto que nunca veremos

 

De acordo com o website da empresa, a Romero Games foi fundada por John e Brenda Romero em 2014 e contava com mais de 100 developers. O seu lançamento mais recente foi Sigil II em 2023, considerado o sexto episódio não oficial da saga Doom, que o próprio John Romero cocriou em 1993 com a id Software.

 

O projeto agora cancelado era descrito pelo estúdio como um "FPS totalmente novo com uma propriedade intelectual original, em colaboração com uma grande editora". Infelizmente, este novo capítulo na carreira de uma das figuras mais icónicas da indústria dos videojogos foi abruptamente terminado antes de poder chegar aos jogadores.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech