1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Need for Speed

Más notícias para os fãs de velocidade: a icónica saga Need for Speed pode ter sido permanentemente "arrumada na garagem" pela Electronic Arts. A informação surge de uma fonte inesperada, mas que, em teoria, tem bastante credibilidade para falar sobre o assunto.

A origem do rumor: um post inesperado

O alerta foi dado por Matthew Everingham, um dos colaboradores do site Speedhunters, que partilhou uma mensagem sucinta mas reveladora na sua conta de Instagram:

"O Speedhunters está em banho-maria. A EA engavetou o Need For Speed, e isso significa que não há mais financiamento para o site. Grato por tudo — as viagens, as histórias, os companheiros para a vida. Continuo a fotografar, apenas a mudar para mais vídeo."

Para quem não conhece, o Speedhunters é um conhecido coletivo internacional de fotógrafos, escritores e pilotos dedicado a cobrir a cultura automóvel. Aparentemente, o projeto era financiado pela Electronic Arts, e a falta de novas publicações desde 8 de abril de 2025 parece corroborar a história de Everingham.

Um final que talvez não surpreenda

A verdade é que esta notícia, embora triste, poderá não ser um choque completo para os seguidores da saga. Need for Speed tem passado por uma fase de lançamentos medianos, especialmente entre 2015 e 2019, período em que os três jogos desenvolvidos "a solo" pela Ghost Games não atingiram o sucesso esperado. Em 2022, Need for Speed Unbound, co-desenvolvido pela Criterion Games e pela Codemasters, teve uma receção muito mais positiva, mas parece que as vendas não foram suficientes para justificar uma sequela.

Recorde-se que, em setembro de 2023, a Electronic Arts moveu a Criterion Games para o grupo EA Entertainment, com o objetivo de colaborarem no próximo título da saga Battlefield, além de um novo projeto no universo das corridas. É possível que este projeto de corridas não estivesse a correr como planeado, ou que a EA tenha simplesmente decidido focar todos os recursos da talentosa equipa em Battlefield 6, onde estão a ajudar tanto no conteúdo para um jogador como no multijogador.

A aposta da EA em Battlefield

Afinal, em termos de relevância para a Electronic Arts, Need for Speed não se compara com o colosso que é Battlefield. Para se ter uma ideia, a editora espera atingir a marca de 100 milhões de jogadores com Battlefield 6. Uma meta ambiciosa, mas não impossível se o jogo for um sucesso estrondoso. Em contrapartida, os jogos de corrida representam um nicho de mercado bastante mais pequeno. Mesmo o mais bem-sucedido dos últimos anos, Forza Horizon 5, atingiu "apenas" 45 milhões de jogadores até agora, e este número inclui os subscritores do Game Pass.

E o online de Rivals chega ao fim

A juntar aos rumores, a EA anunciou recentemente que Need for Speed Rivals, o título de 2013 co-desenvolvido pela Criterion e pela Ghost, terá o suporte aos seus servidores online terminado a 7 de outubro de 2025. Mais um prego no caixão de uma das sagas de corridas mais amadas de sempre.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech