
Más notícias para os fãs de velocidade: a icónica saga Need for Speed pode ter sido permanentemente "arrumada na garagem" pela Electronic Arts. A informação surge de uma fonte inesperada, mas que, em teoria, tem bastante credibilidade para falar sobre o assunto.
A origem do rumor: um post inesperado
O alerta foi dado por Matthew Everingham, um dos colaboradores do site Speedhunters, que partilhou uma mensagem sucinta mas reveladora na sua conta de Instagram:
"O Speedhunters está em banho-maria. A EA engavetou o Need For Speed, e isso significa que não há mais financiamento para o site. Grato por tudo — as viagens, as histórias, os companheiros para a vida. Continuo a fotografar, apenas a mudar para mais vídeo."
Para quem não conhece, o Speedhunters é um conhecido coletivo internacional de fotógrafos, escritores e pilotos dedicado a cobrir a cultura automóvel. Aparentemente, o projeto era financiado pela Electronic Arts, e a falta de novas publicações desde 8 de abril de 2025 parece corroborar a história de Everingham.
Um final que talvez não surpreenda
A verdade é que esta notícia, embora triste, poderá não ser um choque completo para os seguidores da saga. Need for Speed tem passado por uma fase de lançamentos medianos, especialmente entre 2015 e 2019, período em que os três jogos desenvolvidos "a solo" pela Ghost Games não atingiram o sucesso esperado. Em 2022, Need for Speed Unbound, co-desenvolvido pela Criterion Games e pela Codemasters, teve uma receção muito mais positiva, mas parece que as vendas não foram suficientes para justificar uma sequela.
Recorde-se que, em setembro de 2023, a Electronic Arts moveu a Criterion Games para o grupo EA Entertainment, com o objetivo de colaborarem no próximo título da saga Battlefield, além de um novo projeto no universo das corridas. É possível que este projeto de corridas não estivesse a correr como planeado, ou que a EA tenha simplesmente decidido focar todos os recursos da talentosa equipa em Battlefield 6, onde estão a ajudar tanto no conteúdo para um jogador como no multijogador.
A aposta da EA em Battlefield
Afinal, em termos de relevância para a Electronic Arts, Need for Speed não se compara com o colosso que é Battlefield. Para se ter uma ideia, a editora espera atingir a marca de 100 milhões de jogadores com Battlefield 6. Uma meta ambiciosa, mas não impossível se o jogo for um sucesso estrondoso. Em contrapartida, os jogos de corrida representam um nicho de mercado bastante mais pequeno. Mesmo o mais bem-sucedido dos últimos anos, Forza Horizon 5, atingiu "apenas" 45 milhões de jogadores até agora, e este número inclui os subscritores do Game Pass.
E o online de Rivals chega ao fim
A juntar aos rumores, a EA anunciou recentemente que Need for Speed Rivals, o título de 2013 co-desenvolvido pela Criterion e pela Ghost, terá o suporte aos seus servidores online terminado a 7 de outubro de 2025. Mais um prego no caixão de uma das sagas de corridas mais amadas de sempre.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!