
A Google continua a sua forte aposta em inteligência artificial, integrando novas ferramentas em praticamente todos os seus serviços. Desta vez, o Google Photos e o YouTube Shorts são os mais recentes a receber novidades que prometem transformar a forma como interagimos com as nossas imagens. O anúncio, feito através do blog oficial da empresa, revela funcionalidades criativas que transformam fotografias estáticas em conteúdo dinâmico.
Google Photos ganha vida com novas ferramentas de IA
A principal novidade no Google Photos é a adição de funcionalidades de criação baseadas em IA. A partir de hoje, a plataforma passa a suportar uma opção que transforma uma fotografia estática num clipe de vídeo de seis segundos. Esta capacidade é potenciada pelo motor Veo 2 da Google, e os utilizadores poderão escolher entre os prompts "Movimentos subtis" ou "Sinto-me com sorte" para gerar o seu vídeo.
Além disso, o Google Photos vai receber uma funcionalidade chamada "Remix", que recria imagens em diferentes estilos artísticos, tais como:
Anime
Banda desenhada
Esboços
Animação 3D
O Remix começará a ser implementado nas próximas semanas para os utilizadores nos EUA, tanto em Android como em iOS. Estas ferramentas serão eventualmente centralizadas num novo separador chamado "Criar", cujo lançamento está previsto para agosto nos Estados Unidos.

YouTube Shorts não fica para trás e também transforma as suas fotos em vídeo
Seguindo a mesma linha, o YouTube Shorts vai adicionar uma capacidade semelhante de transformar fotos em vídeo. Trata-se de uma funcionalidade gratuita que chegará ao longo da próxima semana aos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, com planos de expansão para mais mercados ainda este ano.
A empresa destacou que, tal como no Google Photos, a ferramenta é alimentada pelo Veo 2. No entanto, está previsto que o suporte para o mais avançado Veo 3 chegue ao YouTube Shorts ainda este verão. O motor Veo 2 também será responsável por uma nova ferramenta de efeitos generativos para os vídeos de formato curto.
Esta novidade surge pouco tempo depois de a Google ter introduzido uma opção semelhante na sua aplicação Gemini. No entanto, a utilização da ferramenta na app Gemini requer uma subscrição paga, o que torna as novas adições ao Photos e Shorts alternativas bastante atrativas e acessíveis para a maioria dos utilizadores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!