1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

app sns24

A nova aplicação do SNS 24 está a causar dores de cabeça a vários utilizadores, com múltiplos relatos de dificuldades de acesso e de visualização de informação. O Governo, através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), já veio a público reconhecer os constrangimentos, garantindo, no entanto, que não há qualquer perda de dados clínicos.

Se tem tido problemas com a app SNS 24, saiba o que se passa e como pode tentar resolver a situação.

O que está a causar os problemas?

Num comunicado emitido esta sexta-feira, os SPMS explicam que as falhas se devem, em grande parte, a "situações específicas, como a inserção dos dados dos utentes ou integração de informação com entidades prestadoras de cuidados". A entidade sublinha que os sistemas destas entidades também se encontram em evolução tecnológica, o que pode gerar conflitos.

Um exemplo prático dado é o dos atestados médicos de incapacidade multiuso, onde apenas os que foram registados eletronicamente estão disponíveis na aplicação.

A mensagem central das autoridades é de tranquilidade: "não existe qualquer perda ou eliminação de dados dos utentes e que toda a informação clínica permanece salvaguardada e intacta". Mesmo que não consiga ver, por exemplo, as suas receitas médicas dos últimos 12 meses, elas continuam registadas nos sistemas e válidas, tal como foram prescritas.

Como resolver os problemas de acesso (passo a passo)

Para os utilizadores que estão a sentir dificuldades, a tutela aconselha um procedimento simples para tentar resolver a situação:

  1. Termine a sessão na aplicação (log out).

  2. Verifique na sua loja de aplicações (iOS, Android ou Huawei) se tem a versão mais recente da app instalada e, se necessário, atualize.

  3. Inicie sessão novamente, utilizando a Chave Móvel Digital ou o seu número de utente do SNS.

E se o problema persistir?

Caso os passos anteriores não resultem, a recomendação é contactar diretamente a linha SNS 24.

Deve ligar para o número 808 24 24 24 e selecionar a opção 5, dedicada a serviços administrativos. Ao ser atendido, deve explicar o problema em detalhe para que a equipa de suporte o possa auxiliar. Este serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia.

Apesar das falhas, app já tem mais de 1,5 milhões de utilizadores

No mesmo comunicado, a SPMS "lamenta os constrangimentos" e reitera o seu empenho em estabilizar o serviço. A entidade destaca ainda que, desde o seu lançamento, a nova app SNS 24 já foi utilizada com sucesso por mais de 1,5 milhões de pessoas.

Entre as novidades da aplicação estão funcionalidades como o acesso ao cheque-dentista digital e ao boletim digital de saúde oral.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech