
A nova aplicação do SNS 24 está a causar dores de cabeça a vários utilizadores, com múltiplos relatos de dificuldades de acesso e de visualização de informação. O Governo, através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), já veio a público reconhecer os constrangimentos, garantindo, no entanto, que não há qualquer perda de dados clínicos.
Se tem tido problemas com a app SNS 24, saiba o que se passa e como pode tentar resolver a situação.
O que está a causar os problemas?
Num comunicado emitido esta sexta-feira, os SPMS explicam que as falhas se devem, em grande parte, a "situações específicas, como a inserção dos dados dos utentes ou integração de informação com entidades prestadoras de cuidados". A entidade sublinha que os sistemas destas entidades também se encontram em evolução tecnológica, o que pode gerar conflitos.
Um exemplo prático dado é o dos atestados médicos de incapacidade multiuso, onde apenas os que foram registados eletronicamente estão disponíveis na aplicação.
A mensagem central das autoridades é de tranquilidade: "não existe qualquer perda ou eliminação de dados dos utentes e que toda a informação clínica permanece salvaguardada e intacta". Mesmo que não consiga ver, por exemplo, as suas receitas médicas dos últimos 12 meses, elas continuam registadas nos sistemas e válidas, tal como foram prescritas.
Como resolver os problemas de acesso (passo a passo)
Para os utilizadores que estão a sentir dificuldades, a tutela aconselha um procedimento simples para tentar resolver a situação:
Termine a sessão na aplicação (log out).
Verifique na sua loja de aplicações (iOS, Android ou Huawei) se tem a versão mais recente da app instalada e, se necessário, atualize.
Inicie sessão novamente, utilizando a Chave Móvel Digital ou o seu número de utente do SNS.
E se o problema persistir?
Caso os passos anteriores não resultem, a recomendação é contactar diretamente a linha SNS 24.
Deve ligar para o número 808 24 24 24 e selecionar a opção 5, dedicada a serviços administrativos. Ao ser atendido, deve explicar o problema em detalhe para que a equipa de suporte o possa auxiliar. Este serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia.
Apesar das falhas, app já tem mais de 1,5 milhões de utilizadores
No mesmo comunicado, a SPMS "lamenta os constrangimentos" e reitera o seu empenho em estabilizar o serviço. A entidade destaca ainda que, desde o seu lançamento, a nova app SNS 24 já foi utilizada com sucesso por mais de 1,5 milhões de pessoas.
Entre as novidades da aplicação estão funcionalidades como o acesso ao cheque-dentista digital e ao boletim digital de saúde oral.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!