
O ecossistema de jogos em portáteis equipados com processadores ARM acaba de receber uma das novidades mais aguardadas. A Epic Games anunciou oficialmente o suporte do seu popular sistema Epic Online Services (EOS) Anti-Cheat, mais conhecido como Easy Anti-Cheat, para dispositivos Windows on ARM baseados em arquitetura Snapdragon. Esta atualização representa um passo de gigante para a viabilidade do gaming nesta plataforma, abrindo a porta a que títulos multijogador de renome, como o Fortnite, possam finalmente chegar a estes equipamentos.
Suporte oficial chega com o novo SDK
Fruto de uma colaboração com a Qualcomm anunciada no início do ano, o suporte chega através do novo Epic Online Services SDK (versão EOS 1.17.1.3-CL44532354), datado de 12 de agosto de 2025. Segundo um anúncio da Epic, esta atualização permite que os programadores integrem a tecnologia anti-batota nos seus jogos de forma compatível com o Windows on ARM.
Para os programadores interessados, o processo passa pela atualização do bootstrapper do anti-cheat (start_protected_game.exe) para a nova versão do SDK e pela utilização do módulo de cliente anti-cheat mais recente, agora compatível com a arquitetura.
Fortnite é o primeiro de muitos jogos a caminho
A importância do Easy Anti-Cheat é imensa, sendo uma ferramenta essencial para prevenir batotas e hacks em muitos dos jogos multijogador mais populares do mundo. Com esta barreira técnica ultrapassada, os jogadores podem esperar ver o Fortnite e outros títulos de sucesso a chegar aos dispositivos Windows on ARM ainda este ano.
A própria Epic Games sublinha que "testar o suporte anti-cheat do Windows on Snapdragon com o Fortnite ajudará a garantir implementações mais suaves noutros jogos". A empresa mostra-se entusiasmada por permitir que os jogadores desfrutem dos seus títulos favoritos nos mais recentes equipamentos equipados com os processadores Snapdragon X Series.
Um marco para o futuro do gaming em ARM
Este desenvolvimento é um marco significativo para a viabilidade do gaming na plataforma Windows on ARM. Ao remover um dos principais obstáculos técnicos, a Epic e a Qualcomm abrem caminho para que um vasto leque de programadores possa trazer os seus jogos para este ecossistema em crescimento.
A novidade surge num momento oportuno, uma vez que se espera que a Qualcomm anuncie no próximo mês, durante o Snapdragon Summit, a próxima geração de processadores Snapdragon X, que prometem melhorias substanciais de desempenho e eficiência, tornando estes dispositivos ainda mais preparados para os jogos.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!