
A Valve parece ter atualizado as suas políticas para o Steam Early Access, passando a recusar jogos com "temas maduros". Esta mudança surge no seguimento de uma campanha de pressão crescente por parte de processadores de pagamentos como a Mastercard e a Visa, que ameaça não só a Steam, mas também outras plataformas de distribuição de jogos.
A nova política está a gerar uma onda de preocupação entre os developers, especialmente os estúdios independentes, que dependem do acesso antecipado para financiar e desenvolver os seus projetos. A falta de clareza sobre o que constitui "temas maduros" está a deixar muitos criadores num limbo.
O início da controvérsia
A notícia foi avançada no início do mês pelo site Gamesmarkt, que reportou o caso do estúdio Dammitbird. A sua aventura para adultos, Heavy Hearts, viu o seu pedido para entrar no Steam Early Access ser recusado devido ao seu conteúdo.
A justificação da Valve foi direta, afirmando que não podia "apoiar o modelo de desenvolvimento de Acesso Antecipado para um jogo com temas maduros". Esta recusa representa uma mudança significativa e sem aviso prévio nas regras da plataforma, apanhando muitos developers de surpresa.
Um problema que vai além da Steam
No entanto, esta não é uma situação isolada. A pressão dos processadores de pagamento já se fez sentir noutras frentes, nomeadamente no Itch.io, um mercado popular para jogos independentes. A plataforma viu-se forçada a remover mais de 20.000 títulos do seu catálogo, enquanto a Steam já eliminou centenas de jogos.
Tudo terá começado em abril, com a remoção do jogo No Mercy após queixas de uma organização australiana anti-pornografia, que levou o seu protesto diretamente aos gigantes dos pagamentos. Desde então, a aplicação destas novas políticas tem vindo a alargar-se.
Developers independentes apanhados no fogo cruzado
A grande preocupação é a aparente expansão do âmbito destas proibições, que começam a afetar jogos que dificilmente seriam considerados pornográficos. Um exemplo é VILE: Exhumed, um jogo maioritariamente baseado em texto, com imagens limitadas e apenas algumas insinuações, que foi banido da Steam e removido do Itch.io.
Este tipo de decisão mostra como a vagueza das novas regras está a prejudicar pequenos estúdios, cujos jogos, embora com temas adultos, estão longe do conteúdo explícito que deu origem a esta onda de censura.
A complexa teia dos pagamentos digitais
Parte do problema reside na forma como os pagamentos com cartão são processados. Lojas como a Steam e o Itch.io não têm contratos diretos com a Visa ou a Mastercard. Em vez disso, trabalham com bancos adquirentes e processadores intermediários, que são obrigados a aplicar as regras de segurança e de marca das redes de cartões.
Esta estrutura cria uma cadeia de pressão onde, para evitar problemas, os intermediários aplicam as regras de forma rigorosa e, por vezes, excessiva. Isto afeta também a forma como empresas como o PayPal operam com estas plataformas, dependendo das políticas dos bancos em cada região.
Até que as plataformas ou os próprios processadores de pagamento clarifiquem as suas diretrizes, a confusão e a incerteza continuarão a ser uma dor de cabeça para developers e consumidores. A Valve ainda não comentou oficialmente a situação, mas foi contactada para prestar esclarecimentos.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!