
O que começa como a mais recente novidade tecnológica pode, por vezes, acabar da pior forma possível. Foi o que aconteceu ao YouTuber ZoneOfTech, cujo anel inteligente Samsung Galaxy Ring se transformou numa armadilha dolorosa, obrigando a uma visita de urgência ao hospital.
Lançado no ano passado, o Galaxy Ring da Samsung é um anel inteligente desenhado para monitorizar a frequência cardíaca, o sono, os níveis de oxigénio no sangue e outros dados de saúde. Disponível em nove tamanhos e três cores, o dispositivo está equipado com uma bateria que varia entre 17 mAh e 23,5 mAh. Contudo, para este utilizador, a experiência esteve longe de ser a ideal.
A viagem que acabou na urgência
Numa publicação na rede social X, o YouTuber partilhou a sua aflitiva experiência. Após quase dois dias de viagem, e prestes a embarcar num voo, o seu Galaxy Ring começou a inchar enquanto ainda estava no seu dedo, causando uma dor considerável e prendendo-o de forma perigosa.
Numa tentativa de remover o anel, ZoneOfTech recorreu a água e sabão. Esta é uma ação totalmente desaconselhada em situações que envolvem baterias de iões de lítio danificadas, pois o contacto com a água pode agravar a situação, aumentando o risco de incêndio ou explosão. Segundo o próprio, esta tentativa "expandiu ainda mais a bateria".

A situação culminou com a recusa do seu embarque no avião por parte da equipa do aeroporto. Foi encaminhado para um hospital, onde o anel foi finalmente removido. As imagens partilhadas mostram o dispositivo claramente deformado após a intervenção médica.
Um problema que já se adivinhava?
Este incidente grave foi precedido por sinais de alerta. O YouTuber, que possui o anel desde janeiro, afirma que a autonomia do dispositivo se degradou drasticamente. A duração da bateria, inicialmente anunciada como sendo de aproximadamente sete dias, caiu para cerca de um dia e meio. Esta quebra de capacidade levou-o a deixar de o carregar regularmente e, curiosamente, o anel não tinha qualquer carga quando o inchaço ocorreu.

Este não parece ser um caso isolado no que toca à degradação da bateria. Vários utilizadores na plataforma Reddit partilham queixas semelhantes sobre a diminuição da autonomia do Galaxy Ring.
Samsung comenta a situação
Confrontada com estas questões, a Samsung refere que a duração da bateria do dispositivo pode ser afetada por padrões de utilização, bem como por fatores ambientais como a temperatura e a força do sinal.
Apesar das várias queixas sobre a autonomia, o caso de um inchaço tão extremo parece ser, para já, um incidente isolado. No entanto, para o YouTuber ZoneOfTech, a lição foi clara e dolorosa, afirmando que nunca mais irá usar um anel inteligente "na vida".
Atualização (01/10): Em comunicado, a Samsung refere que "A segurança dos nossos clientes é a nossa principal prioridade. Este é um caso extremamente raro e estamos em contacto direto com o utilizador para recolher o produto e compreender as suas preocupações."










Nenhum comentário
Seja o primeiro!