
A Itel, marca que pertence ao mesmo grupo da Infinix e Tecno, acaba de apresentar um novo smartphone de entrada que promete dar que falar. O Itel A100C foca-se no essencial, mas aposta em dois trunfos inesperados para o segmento económico: um design que faz lembrar modelos topo de gama e uma construção com certificação de resistência militar.
Um design que engana, mas no bom sentido
À primeira vista, o A100C poderia ser confundido com um equipamento bem mais caro. As suas linhas direitas, painéis planos e um módulo de câmaras retangular com cantos arredondados lembram propostas de outras marcas, como o OnePlus 13s ou até mesmo o futuro OnePlus 15.
Mas o grande destaque é a sua robustez. O telemóvel possui a certificação militar MIL-STD-810H, que garante resistência a impactos frequentes de alturas superiores a um metro. O modelo estará disponível em quatro cores: preto, cinza, verde e azul, sendo que esta última apresenta uma tonalidade distinta para se diferenciar.
Desempenho para as tarefas essenciais
No que toca ao desempenho, o Itel A100C vem equipado com especificações modestas. O processador é um Unisoc T7100, uma versão renomeada do mais antigo T603, acompanhado por até 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. É uma configuração simples, pensada para garantir uma utilização satisfatória no dia a dia.
O ecrã é um painel IPS LCD de 6,6 polegadas com resolução HD+ (1612 x 720 pixels). A surpresa neste segmento é a taxa de atualização de 90 Hz, que deverá proporcionar uma navegação mais fluida. O brilho típico atinge os 400 nits. O sistema de som é mono, embora conte com otimizações da DTS para uma melhor qualidade de áudio. As câmaras são básicas, com um sensor traseiro de 8 MP e um frontal de 5 MP.
Bateria para o dia todo e software otimizado
A alimentar o conjunto está uma bateria de 5.000 mAh, uma capacidade generosa que, aliada ao hardware pouco exigente, deve garantir uma autonomia para um ou mais dias de utilização. A marca não revelou detalhes sobre a velocidade de carregamento, mas é provável que se situe nos 10 W ou 15 W.
O software é o Android 15 Go Edition, uma versão mais leve do sistema operativo da Google, otimizada para equipamentos com hardware mais simples. O A100C inclui ainda um leitor de impressões digitais no botão de energia lateral, conectividade 4G, Wi-Fi, Bluetooth e um emissor de infravermelhos para controlar outros aparelhos.
De acordo com o site Gizmochina, que avançou a notícia, o Itel A100C ainda não tem preço nem data de lançamento definidos. No entanto, a sua presença no site oficial da marca sugere que mais novidades poderão ser reveladas nos próximos dias.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!