
A Mercedes-Benz viajou no tempo para apresentar uma visão do futuro. O novo Vision Iconic é um protótipo de um coupé elétrico que recupera a elegância dos icónicos modelos da década de 1930, combinando um design clássico com tecnologia de ponta que pode muito bem definir os próximos anos da indústria automóvel.
Um design que honra o passado
À primeira vista, o Vision Iconic impressiona pelo seu capô longo e linhas elegantes, uma clara homenagem aos luxuosos grand tourers do período pré-guerra. A grelha frontal imponente é uma reinterpretação moderna das clássicas grelhas verticais de modelos lendários como o W111 e o 600 Pullman. A traseira não foi esquecida, com uma inspiração direta no icónico Mercedes-Benz 300 SL, considerado por muitos o primeiro supercarro da história.
O conceito vai mais longe na sua abordagem futurista com uma pintura solar preta. Segundo a Mercedes-Benz, esta tinta especial pode ser aplicada à carroçaria como uma pasta fina e integra células solares com uma eficiência de 20%, um valor comparável ao da maioria dos painéis solares de consumo disponíveis atualmente.
Um interior de luxo com um cérebro neuromórfico
O interior do coupé é dominado por uma estrutura de vidro flutuante, apelidada de "Zeppelin", com uma forte inspiração Art Déco. Ao abrir a porta, o painel de instrumentos ganha vida com uma animação cinematográfica, mas surpreendentemente analógica. Ao centro, quatro relógios clássicos captam a atenção, sendo que um deles assume o formato do logótipo da marca e funciona como um assistente de Inteligência Artificial. O volante de quatro raios, envolto numa esfera de vidro, parece ter saído diretamente de uma limusina de luxo dos anos 30.

No entanto, as aparências iludem. O volante não tem qualquer ligação física às rodas, uma vez que o Vision Iconic utiliza um sistema steer-by-wire. O protótipo foi concebido a pensar na autonomia de nível 4, permitindo uma condução em que o condutor não precisa de ter os olhos na estrada nem as mãos no volante. O sistema é tão avançado que, depois de deixar os passageiros no destino, o carro pode estacionar-se sozinho.
Esta proeza é possível graças ao que a Mercedes-Benz designa de computação neuromórfica. O sistema utiliza redes neurais artificiais que imitam o funcionamento do cérebro humano, permitindo processar uma vasta quantidade de informação de forma muito mais eficiente. A marca alemã afirma que esta tecnologia tem o potencial de reduzir em 90% os requisitos de energia para o processamento de dados na condução autónoma, quando comparada com os sistemas atuais.
Apesar de todas estas inovações fascinantes, é importante recordar que o Vision Iconic é apenas um protótipo. Muitas das suas tecnologias e o seu design arrojado poderão nunca chegar às estradas, mas não deixam de ser um vislumbre entusiasmante do que a Mercedes-Benz imagina para o futuro da mobilidade.











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