
O X, anteriormente conhecido como Twitter, tem sido desde há muito um terreno fértil para contas falsas, bots e todo o tipo de esquemas. Esta realidade foi agravada com a introdução da verificação paga, que aumenta a visibilidade de qualquer pessoa disposta a pagar por uma subscrição. Agora, a empresa está a testar uma nova ferramenta que poderá ajudar os utilizadores a identificar mais facilmente contas potencialmente suspeitas.
A transparência como arma contra a desinformação
A plataforma começou a testar uma nova funcionalidade chamada "sobre esta conta". Esta ferramenta fornecerá detalhes importantes sobre o perfil, como a data de criação da conta, a localização da pessoa que a gere, o número de vezes que o nome de utilizador foi alterado e a sua ligação à própria empresa X. A funcionalidade é semelhante à informação de "transparência da página" do Facebook, que oferece detalhes parecidos.
"Quando lemos conteúdo no X, devemos ser capazes de verificar a sua autenticidade", afirmou Nikita Bier, chefe de produto do X, numa publicação sobre a mudança. "Isto é fundamental para acompanhar os assuntos importantes que acontecem no mundo."

Se for implementada em larga escala, esta ferramenta poderá ajudar os utilizadores a identificar muitos dos esquemas comuns e outros comportamentos enganosos na plataforma. Por exemplo, os burlões alteram frequentemente o nome de uma conta recentemente comprometida para enganar os seguidores existentes. Saber a localização de uma conta também pode ajudar a detetar pessoas que mentem sobre a sua identidade.
No entanto, parece que ainda levará algum tempo até que a funcionalidade esteja disponível de forma generalizada. Bier adiantou que, inicialmente, o X irá mostrar esta informação "num punhado de perfis de membros da equipa X" — a maioria dos quais já possui um selo oficial "X" — para recolher feedback sobre a alteração.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!