
A Microsoft deu finalmente luz verde à instalação da atualização do Windows 11 24H2 para mais utilizadores, removendo um bloqueio de compatibilidade que estava em vigor desde abril deste ano. A salvaguarda, identificada pelo código 56318982, foi implementada devido a problemas graves causados por um driver de terceiros.
O problema que bloqueava a atualização
O responsável pelo bloqueio era o driver sprotect.sys da SenseShield (anteriormente conhecida como Senselock), uma empresa especializada em proteção de software e segurança de dados. A incompatibilidade deste driver com a nova versão do Windows estava a causar uma série de problemas para os utilizadores, incluindo congelamentos do sistema, que ficava sem responder, e os infames ecrãs azuis e pretos.
Devido à gravidade dos erros, a Microsoft optou por impedir que os computadores afetados recebessem a atualização 24H2 até que uma solução fosse encontrada.
A solução está nas mãos dos utilizadores
Agora, a Microsoft confirmou que o problema foi resolvido. A empresa levantou oficialmente o bloqueio de compatibilidade a 15 de outubro de 2025. No entanto, a solução não é automática e exige uma ação por parte dos utilizadores e administradores de sistemas.
Como a tecnologia da SenseShield e o driver sprotect.sys são utilizados por diversas aplicações, pode ser difícil identificar qual o programa exato que está a causar o conflito. Assim, a recomendação da Microsoft é clara: os utilizadores devem garantir que todas as suas aplicações estão atualizadas para as versões mais recentes.
"Versões recentes do software que utilizam o driver sprotect.sys resolveram o problema de compatibilidade", explica a empresa. Se alguma aplicação que use esta tecnologia perder funcionalidades, atualizá-la para uma versão mais nova deverá resolver a questão.
A Microsoft lembra ainda que, mesmo após o levantamento do bloqueio e a atualização das aplicações, pode demorar até 48 horas para que a atualização para o Windows 11 24H2 fique disponível para download nos sistemas afetados.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!