
O GIMP, um dos mais populares editores de imagem gratuitos e de código aberto e uma das principais alternativas ao Photoshop, já pode ser instalado oficialmente através de um pacote Snap. Até agora, a versão Snap do GIMP era mantida pela comunidade Snapcrafters, mas a equipa de desenvolvimento do GIMP assumiu o controlo.
Numa publicação recente no seu blogue oficial, a equipa do GIMP anunciou que, após meses de colaboração com a comunidade Snapcrafters, a transição está concluída. Agora, ao visitar a Snap Store, a aplicação GIMP aparece com um selo de verificação verde, confirmando a sua autenticidade.
A primeira versão oficial disponível no canal estável é o GIMP 3.0.6. Para instalar, basta usar o seguinte comando no terminal:
snap install gimp
O que muda com o GIMP oficial no Snap?
A principal alteração, além da gestão oficial pela equipa do GIMP, está relacionada com os plugins de terceiros. A equipa explicou que, devido aos novos princípios de empacotamento, plugins que antes vinham incluídos na versão não oficial, como o GMIC e o OpenVINO, foram removidos. No entanto, os utilizadores podem continuar a instalá-los a partir dos seus repositórios oficiais.
Para facilitar a vida dos developers de plugins, foi criada uma nova interface chamada gimp-plugins. Esta interface permite que os plugins sejam empacotados para Snap sem comprometer a segurança da aplicação principal.
Com esta mudança, o GIMP reforça a sua presença nas principais plataformas de distribuição de software em Linux, oferecendo aos utilizadores mais uma forma segura e oficial de aceder a uma das mais poderosas ferramentas de edição de imagem do mercado.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!