1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

logo da apple

 

Imagine entrar numa loja da Apple para comprar um iPhone e ser atendido por um funcionário cujo nome no crachá é "Sam Sung". Parece uma anedota, mas aconteceu em 2012 e, como seria de esperar, a história tornou-se viral e levou a uma série de acontecimentos inesperados, tanto para o funcionário como para a própria Apple.

 

Uma piada que se tornou viral

 

Tudo começou em meados de 2012, quando um cliente numa loja da Apple reparou no nome invulgar do funcionário que o atendia. A situação, demasiado irónica para ser ignorada, rapidamente chegou à internet e tornou-se um fenómeno no Reddit. O funcionário, que na altura se chamava Sam Sung, viu-se no centro de uma piada global que envolvia as duas maiores rivais do mercado de smartphones: Apple e Samsung.

 

A intervenção da Apple

 

A repercussão foi tal que a própria Apple decidiu intervir para proteger o seu colaborador de possíveis situações de bullying. Segundo o agora chamado Sam Struan, a gerência da loja contactou-o para saber se podiam tomar medidas. "Eu estava com tanto medo e só queria manter a cabeça baixa e continuar empregado", confessou Struan em declarações recentes.

 

Com a sua autorização, a empresa de Cupertino substituiu o seu crachá, forneceu-lhe novas credenciais com um nome diferente e instruiu os colegas a não o tratarem pelo seu nome verdadeiro. Desta forma, Sam Sung passou a "ser outra pessoa" dentro do local de trabalho, e a piada acabou por perder a força e desaparecer.

 

Funcionário da Apple com nome da rival

 

Uma nova identidade para fugir à piada

 

Apesar das medidas da empresa, a experiência marcou o funcionário. Em meados de 2013, Sam Sung deixou a Apple e tomou uma decisão mais drástica para se afastar da sua fama indesejada: mudou legalmente o seu apelido para Struan. A sua justificação foi simples e direta: "não queria ser conhecido por ser uma piada da internet".

 

A história, recordada pelo MacRumors, serve como um exemplo curioso de como a rivalidade entre gigantes da tecnologia pode, de formas inesperadas, impactar a vida de pessoas comuns. Afinal, para a Samsung, a maior concorrente da Apple no mercado global, a ideia de um "Sr. Sam Sung" a trabalhar para a rival seria, no mínimo, caricata.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech