
A Samsung apresentou publicamente os seus módulos de memória HBM4 pela primeira vez, num sinal claro de que a gigante sul-coreana está pronta para a acirrada competição que se avizinha no mercado de memórias de alta performance, um componente crucial para o futuro da Inteligência Artificial.
Numa altura em que a memória HBM4 é vista como um dos elementos mais prestigiados para a evolução da computação moderna, os principais fabricantes como a Samsung, SK hynix e Micron estão numa corrida para apresentar as soluções mais competitivas. Depois de alguns anos com um desempenho mais lento no segmento, a Samsung parece ter recuperado o fôlego e, durante a Exposição de Semicondutores (SEDEX) 2025, demonstrou o seu progresso com a nova tecnologia.
Produção em massa parece inevitável com rendimento de 90%
Determinada a não repetir os erros que a levaram a perder o domínio no mercado de DRAM, a Samsung está a avançar para a produção em massa da HBM4 em simultâneo com os seus concorrentes. Segundo o DigiTimes, a empresa terá atingido um rendimento de 90% na produção dos seus logic dies de HBM4, um indicador excecional que sugere que a produção em larga escala está no bom caminho e sem atrasos previstos.
Para garantir uma adoção rápida da sua tecnologia, a gigante sul-coreana está a adotar várias estratégias. Estas incluem manter um preço competitivo, oferecer maiores capacidades de produção e, mais importante, entregar velocidades de pin mais rápidas a clientes como a NVIDIA. Fala-se em velocidades a rondar os 11 Gbps, um valor superior ao que a SK hynix e a Micron aparentam oferecer. Por enquanto, a Samsung ainda não recebeu a aprovação da NVIDIA para o fornecimento de HBM4, mas o progresso demonstrado deixa a empresa otimista.
A concorrência, no entanto, não está a dormir. A SK hynix também marcou presença no evento, onde exibiu os seus próprios módulos HBM4, desenvolvidos em colaboração com a TSMC.
É evidente que o futuro do mercado de DRAM será muito mais competitivo, impulsionado pelos rápidos avanços da Samsung e por uma procura que atingiu níveis nunca antes vistos. A corrida pela liderança na próxima geração de memórias para IA está oficialmente lançada.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!