1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

placa gráfica intel arc

 

Num evento dedicado à Inteligência Artificial na Coreia do Sul, a Intel levantou o véu sobre os seus planos para o futuro do hardware de alto desempenho. Em parceria reforçada com a gigante das memórias SK Hynix, a empresa confirmou que as suas próximas soluções para IA e servidores, com os nomes de código "Jaguar Shores" e "Diamond Rapids", irão incorporar tecnologias de memória de última geração para competir diretamente com as rivais NVIDIA e AMD.

 

Jaguar Shores: a nova aposta para o mercado de IA

 

A grande novidade para o segmento de IA é o acelerador Intel Gaudi "Jaguar Shores". Esta solução foi desenhada para dar um salto de gigante em relação à geração atual, o Gaudi 3, ao ser uma das primeiras a utilizar memórias HBM4. Esta tecnologia coloca a Intel em pé de igualdade com as futuras soluções da NVIDIA, como a arquitetura Rubin, prometendo uma largura de banda massiva para alimentar os modelos de IA mais complexos e exigentes.

 

Este anúncio marca uma reestruturação na estratégia da Intel, que cancelou anteriormente o ambicioso projeto Falcon Shores, que pretendia unir CPU e GPU num único componente. Agora, com Jaguar Shores, o foco está em oferecer uma alternativa competitiva e potente aos elevados preços praticados no mercado de aceleradores de IA. Fabricado com o processo de litografia Intel 18A, este novo hardware tem a missão de conquistar uma fatia importante do mercado a partir de 2026.

 

Xeon Diamond Rapids: mais velocidade para os servidores

 

Do lado dos processadores para servidores, a Intel revelou novos detalhes sobre a futura linha Xeon "Diamond Rapids", que sucederá aos atuais Xeon 6P. A principal inovação está na adoção da segunda geração de módulos de RAM MRDIMM (Multiplex Rank DIMM).

 

detalhes durante o evento da Intel

 

Esta tecnologia utiliza um controlador especial para permitir que a comunicação com o processador atinja velocidades superiores às do próprio módulo de memória, além de permitir o acesso simultâneo a múltiplos "ranks". O resultado esperado é um aumento impressionante na velocidade de transferência, passando dos atuais 8.800 MT/s para 12.800 MT/s. Segundo a empresa, este ganho será alcançado sem penalizar a latência ou aumentar significativamente o consumo energético.

 

Intel Arc também recebe novidades para a computação na borda

 

Para completar os anúncios, a Intel confirmou que a sua linha de placas gráficas Arc será expandida com novos modelos focados em "Edge AI" ou "IA na borda". Isto significa que veremos GPUs Arc em formatos preparados para servidores mais simples e localizados, como os utilizados em setores como as telecomunicações, levando o processamento de IA para mais perto da fonte de dados.

 

Ainda não foram divulgadas as especificações técnicas completas de nenhum destes componentes. No entanto, espera-se que os novos modelos Intel Arc sejam apresentados ainda durante o ano de 2025, enquanto os potentes Jaguar Shores e Diamond Rapids têm a sua estreia marcada para 2026.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech