
Os painéis solares no tejadilho dos carros elétricos são uma ideia promissora, mas a sua utilidade tem sido limitada pela pequena área disponível, resultando num ganho de apenas alguns quilómetros diários. A Nissan, no entanto, parece ter encontrado uma solução engenhosa com um novo protótipo do seu popular "kei car" elétrico, o Sakura: um tejadilho solar extensível batizado de AO-Solar Extender.
Um "penteado solar" que gera energia
Este sistema inovador funciona tanto com o carro em andamento como estacionado. Quando totalmente estendido – num modo que um dos nossos colegas apelidou de "penteado solar" – o painel consegue gerar até 500 watts num dia de sol. Segundo a Nissan, esta capacidade pode adicionar aproximadamente 3.000 quilómetros de autonomia por ano, ao mesmo tempo que alimenta vários acessórios do veículo.
Mesmo quando o painel está recolhido durante a condução, continua a produzir 300 watts em dias de sol (e 80 watts com chuva), um valor consideravelmente superior aos 185 watts máximos do tejadilho solar do Prius Prime da Toyota. Uma vantagem adicional é que, ao estar estendido, o painel bloqueia a luz solar direta do para-brisas, ajudando a "reduzir a temperatura do habitáculo e a diminuir a necessidade de consumo de energia do ar condicionado". A Nissan garante que o design foi pensado para minimizar o arrasto aerodinâmico e integrar-se de forma harmoniosa com as linhas do Sakura.

Do protótipo para as estradas
Este projeto não é apenas um exercício de design. A fabricante japonesa já confirmou que planeia lançar comercialmente o AO-Solar Extender, com mais detalhes a serem revelados posteriormente. Este acessório poderá ser um grande trunfo para o Sakura, que desde 2022 é o veículo elétrico mais popular do Japão, graças à sua autonomia "suficiente", design compacto e interior espaçoso.
O protótipo será uma das estrelas da Nissan no Japan Mobility Show, que tem início a 30 de outubro de 2025.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!