Fazer compras online pode, por vezes, transformar-se numa tarefa demorada, especialmente quando a variedade de produtos nos deixa perdidos e indecisos. A pensar nisso, a Amazon lançou uma nova ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa, concebida para o ajudar a tomar a melhor decisão.
A novidade chama-se "Help Me Decide" (Ajuda-me a Escolher) e tem como objetivo simplificar o processo de compra para os clientes mais hesitantes.
Como funciona o 'Help Me Decide'?
Esta funcionalidade utiliza IA para analisar o seu histórico de navegação e as suas preferências, recomendando o produto mais adequado de forma rápida. Segundo a Amazon, a ferramenta surge como um pop-up no canto superior do ecrã depois de um utilizador passar algum tempo a navegar por vários itens semelhantes sem tomar uma decisão.

Ao decidir usar o assistente, os algoritmos entram em ação para analisar a sua atividade de compra e selecionar o artigo que melhor se adapta às suas necessidades. Este processo é semelhante a outros recursos automatizados que a gigante do comércio eletrónico já utiliza para personalizar a experiência de compra.
Uma escolha inteligente e não apenas a mais cara
Uma das promessas da empresa é que a ferramenta não irá sugerir apenas os produtos mais caros. Pelo contrário, o objetivo é oferecer uma gama de preços variada, que inclui "uma opção de upgrade e uma opção económica", dando ao consumidor a confiança necessária para finalizar a compra.
Daniel Lloyd, vice-presidente de Personalização da Amazon, explicou que a ferramenta "poupa-lhe tempo ao usar IA para fornecer recomendações de produtos adaptadas às suas necessidades". Num comunicado no seu site oficial, a empresa refere que esta iniciativa faz parte de um compromisso mais amplo para melhorar a experiência do cliente, "criando ferramentas que tornam as compras mais fáceis e agradáveis".

Nenhum comentário
Seja o primeiro!