
A Google deu início a uma nova era para o seu ecossistema de casa inteligente com o lançamento do programa de acesso antecipado ao Gemini for Home. Este novo assistente de voz, alimentado por inteligência artificial, chega para substituir o Google Assistant, que tem sido o cérebro dos altifalantes e ecrãs inteligentes da empresa durante quase uma década.
O que é o Gemini for Home?
Apresentado juntamente com a mais recente linha de hardware da empresa, que inclui a série Pixel 10, o Pixel Watch 4 e os Pixel Buds 2a, o Gemini for Home representa a maior atualização de sempre ao ecossistema doméstico da Google. O novo assistente é compatível com praticamente todos os dispositivos inteligentes que a empresa lançou na última década, desde altifalantes a câmaras de segurança.
Embora continue a ser ativado pelo familiar comando "Hey Google", o Gemini promete uma experiência de utilização muito mais avançada. O assistente possui uma maior consciência conversacional e uma capacidade superior para compreender o contexto das suas perguntas e o que está a acontecer em sua casa.
Uma conversa muito mais natural
Com o Gemini, os utilizadores podem invocar o assistente para obter ajuda, definir lembretes, controlar dispositivos e reproduzir multimédia de forma mais intuitiva. Por exemplo, se tiver câmaras de segurança instaladas, pode perguntar: "Hey Google, foi entregue alguma encomenda ontem?". Também pode pedir para criar a sua lista de compras ou ajudar na preparação de refeições.
Uma das grandes novidades é o Gemini Live, ativado pelo comando "Hey Google, vamos conversar". Esta funcionalidade proporciona uma experiência de diálogo contínuo, onde é possível interromper o assistente e fazer perguntas de seguimento sem ter de repetir o "Hey Google" a cada interação. A conversa torna-se mais natural, com 10 novas vozes que apresentam um ritmo e entoação realistas.
Como aceder e quanto custa?
De momento, o programa de acesso antecipado está disponível apenas para utilizadores nos Estados Unidos, com planos de expansão para mais países no próximo ano. Para receber um convite, os utilizadores elegíveis devem aceder à aplicação Google Home, tocar no ícone de perfil e selecionar Definições da Casa > Acesso Antecipado. A Google detalha todos os passos na sua página de suporte oficial.
A utilização base do Gemini for Home é gratuita. No entanto, para aceder a funcionalidades avançadas como o Gemini Live, pesquisar o histórico das câmaras ou criar automatizações através de comandos de voz, será necessária uma subscrição do serviço Google Home Premium.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!